Habermas e a Educação Popular: a dimensão política da educação como possibilidade de encontro

Autores/as

  • Conceição Paludo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.67-82

Resumen

Este ensaio, decorrente de estudo exploratório, propõe que a ação comunicativa, formulada por Habermas, deveria constituir-se em um dos fundamentos da concepção de Educação Popular. A dimensão política da Educação Popular possibilita esta aproximação. Conclui-se que dissociada da dimensão política da educação é frágil a convergência entre Habermas e a Educação Popular. A categoria de ação comunicativa, assim como o diálogo em Freire, nos processos educativos populares, realizados desde a concepção de Educação Popular, poderia caracterizar um avanço na implementação desta concepção e, consequentemente, de processos transformadores.

Biografía del autor/a

Conceição Paludo, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora e pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas; departamento de Fundamentos da Educação.

Publicado

2013-05-13

Cómo citar

Paludo, C. (2013). Habermas e a Educação Popular: a dimensão política da educação como possibilidade de encontro. Revista Contexto &Amp; Educação, 25(83), 67–82. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.67-82