Natureza da Ciência por meio da História e Filosofia da Ciência na Formação Inicial De Professores de Química: Planejamento e Validação de uma Sequência Didática sobre o Modelo Atômico de Rutherford
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.9415Palabras clave:
Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Planejamento, Modelo atômicoResumen
Neste artigo analisamos o processo de planejamento e validação de uma Sequência Didática (SD) sobre o modelo atômico de Rutherford, parte de uma investigação mais ampla em que se desenvolveu um Programa de Formação com nove licenciandos de uma universidade pública paranaense. Este estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação e voltado para inserção de Natureza da Ciência (NdC) em sala de aula, a partir da História e Filosofia da Ciência, foi desenvolvido no contexto do Estágio Supervisionado. Para constituição dos dados foram utilizados diversos registros escritos, como questionários, além das versões dos planejamentos e a gravação das aulas. As etapas analisadas compreendem, principalmente, a seleção do conteúdo histórico e a construção e validação das atividades para a SD. Entre os desafios enfrentados, elencamos a dificuldade de romper com a noção de abordagem histórica como reconstrução linear do desenvolvimento da ciência. Após os estudos e a seleção do conteúdo histórico, no entanto, as atividades mostraram-se significativas para a inserção de discussões da NdC em sala de aula. Os resultados mostram a importância de ações formativas capazes de subsidiar a reflexão e experiência voltadas para os aspectos da NdC, com vistas à formação de professores capazes de compreender e ensinar sobre a ciência.
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