LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA APLICADA A LA LEY 10.639
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.203-214Palabras clave:
Lei 10.639, Ensino de Geografia, Diáspora Africana, Reinos e Impérios AfricanosResumen
O objeto desta pesquisa é o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido na Escola Municipal Professora Geni Chaves localizado no município de Uberaba, com o envolvimento de alunos, professores e equipe pedagógica no nível ensino fundamental II (6º a 9º ano) cujo foco é o tratamento para a educação das relações étnico raciais de forma positiva, bem como o estudo da história e cultura Afro-Brasileira e Africana. Como objetivo geral deste trabalho no que tange a aplicação desta intervenção pedagógica, o professor (da disciplina Geografia) aplicou, em fases distintas no ensino fundamental II, conteúdos que estão na Matriz Pedagógica com desenvolvimento de atividades, como elaboração de banco de dados para posterior produções cartográficas, que visem o reconhecimento da memória histórico brasileiro e afro-brasileiro através da valorização e cultura das nações africanas, como análise e mapeamento da Diáspora Africana (7º ano) e análise e mapeamento dos reinos e impérios do continente africano (9º ano). Foi percebido que houve uma maior compreensão da temática africana e afro-brasileira pelos alunos através do estudo e observação dos mapas desenvolvidos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.