UM LEVANTAMENTO DA PRESENÇA DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.187-202Resumen
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi realizar um levantamento de cursos de Licenciatura em Matemática a Distância que contemplem a disciplina Didática da Matemática em suas grades curriculares. Para atingir este objetivo, foi realizada pesquisa no site do Ministério da Educação na intenção de identificar quantos cursos e quais instituições públicas brasileiras ofertam cursos nesta modalidade de ensino. Identificadas as instituições, foram coletados de seus sites, o plano de Curso, a grade curricular, a ementa do curso e a ementa da disciplina Didática da Matemática para a realização de análise documental. Pela análise dos documentos que foram possíveis de serem coletados, é percebido que a disciplina Didática da Matemática não é contemplada em todos os cursos de Licenciatura em Matemática a Distância. Em alguns cursos, seus conhecimentos são abordados em outras disciplinas pedagógicas. A partir dos resultados desta análise, pretende-se discutir a necessidade e importância que os conhecimentos em didática da matemática trazem para a formação do professor. Os dados aqui apresentados são um recorte do projeto de mestrado em andamento que tem como questão desencadeadora o que caracteriza a disciplina Didática da Matemática nos cursos de Licenciatura a Distância.
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