A APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS DIGITAIS DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • Flávio Cançado Murta CEFET-MG
  • Mislene Dalida Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.34-59

Resumo

Atualmente as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) aparecem em destaque e, têm provocado alterações significativas em diversos segmentos sociais, dentre eles na Educação, modificando a maneira de educar e de aprender. Buscando uma melhor compreensão sobre esse fenômeno, realizou-se uma pesquisa que analisou as principais ferramentas digitais da web 2.0 que podem ser utilizadas como recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva. Também foi desenvolvido um blog como sugestão de apoio aos professores sobre o uso dessas ferramentas digitais. Os resultados evidenciam que a web 2.0 oferece aos usuários inúmeras possibilidades de comunicação que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois como os alunos são atraídos pela tecnologia, as atividades educacionais se tornam mais prazerosas e motivadoras.

Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, lotada no departamento de Educação. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), graduação em Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1990), mestrado em Mestrado Em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Diretora técnica da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Pesquisa os seguintes temas: educação a distância, educação profissional, informática, neurociências e novas tecnologias.

Flávio Cançado Murta, CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnologia pelo CEFET-MG. Graduado em Administração de Empresas e em Comunicação Social pelo Centro Universitário Newton Paiva. Especialista MBA em Engenharia de Software. Coordenador Pedagógico da Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG – CNPq.

 

Mislene Dalida Silva, UFU

Mestranda na UFU no Programa de Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação. Especialista em Engenharia de Software. Graduada em Sistemas de Informação pelo UNIPAM. Professora do Centro Universitário de Patos de Minas. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Educacional – CNPq.

 

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Grossi, M. G. R., Murta, F. C., & Silva, M. D. (2018). A APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS DIGITAIS DA WEB 2.0 NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(104), 34–59. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.34-59