A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS TEÓRICO-PRÁTICAS NA LICENCIATURA DO CEFD/UFSM

Autores

  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonardo Germano Krüger Universidade Federal de Santa Maria
  • Marta Nascimento Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.190-214

Resumo

Este estudo objetivou analisar a forma como acontece o processo de avaliação das disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista não-diretiva. A interpretação das informações foi realizada através da análise de conteúdo. Os participantes foram sete professores universitários responsáveis por disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluiu-se que: a) O PPP do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, segue o Regimento Geral da UFSM, que é frágil para um curso de Licenciatura, além de estar defasado com sua última atualização em 2005; b) A concepção de avaliação dos professores é um processo contínuo que se realiza durante o processo de ensino-aprendizagem; c) Os critérios de avaliação utilizados devem dar garantias de um processo avaliativo aberto, sem margem para questionamentos; d) A formação da aprendizagem de avaliar deve acontecer na própria universidade; e) O responsável por ensinar a avaliar é o próprio curso.

Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Formação inicial. Avaliação.

 

Biografia do Autor

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UNIFEBE); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestrando em Educação Física (UFSM). 

Leonardo Germano Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFSM); Especialista em Pesquisa em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Especialista em Gestão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Professor Substituto do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Professor de Educação Física da rede de ensino municipal de Santa Maria. 

Marta Nascimento Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UNICRUZ); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UNICRUZ); Especialista em Esporte Escolar (UnB); Mestre em Educação (UFSM); Professora de Educação Física da rede de ensino do Estado do Rio Grande do Sul; Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física da UFSM.

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFPEL); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) do Centro de Educação Física da UFSM. 

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Telles, C., Krüger, L. G., Marques, M. N., & Krug, H. N. (2015). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS TEÓRICO-PRÁTICAS NA LICENCIATURA DO CEFD/UFSM. Revista Contexto & Educação, 29(92), 190–214. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.190-214