As Tecnologias Educacionais na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12674Palabras clave:
Ensino, Pandemia, Novas TecnologiasResumen
A vivência da pandemia da Covid-19 incita ações emergenciais e estruturais no contexto da educação. A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no espaço educativo instaura mais uma ferramenta para a mediação do processo de ensino, modifica a arquitetura da aprendizagem e reconfigura, assim, modos de construir o fazer educativo. Dessa forma, o texto em cena se constitui como uma percepção dos estudantes em torno das tecnologias educacionais em sua formação. Como estratégia investigativa foi utilizado um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado de forma on-line por intermédio do Google forms e uma roda de conversa. Participaram 24 estudantes de um curso de Licenciatura em Computação de uma universidade pública na cidade de Manaus. Os resultados emergiram a partir da análise de conteúdo, que como uma técnica de análise qualitativa, destacou duas categorias: i) as tecnologias educacionais no processo educacional e ii) a incidência das tecnologias da educação em seu processo formativo. Ressalta-se, por fim, que os desafios dessa conjuntura reverberam a necessidade de reforçar que a formação docente é contínua e, em relação às inovações tecnológicas, exige uma constância diante das inúmeras modificações que forjam esse campo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.