SOBRE A GÊNESE DO CONCEITO DE MESTRADO E DOUTORADO NO BRASIL

ABOUT THE GENESIS OF THE CONCEPT FOR MASTER’S DEGREE AND DOCTORATE IN BRAZIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11757

Palabras clave:

Educação, Pós-graduação, Legislação

Resumen

Neste texto, derivado de pesquisa bibliográfica e documental, inserido no campo da História da Educação, apresenta-se a evolução do conceito de pós-graduação no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960, culminando na conceituação proposta pelo Conselho Federal de Educação em 1965. Demonstra-se que os primeiros documentos destinados a conceituar as categorias e funções dos estudos pós-graduados no Brasil cumpriram sua função de maneira pouco consistente. Por sua vez, considera-se que o Parecer 977/1965 trouxe características gerais válidas para descrição dos conceitos de pós-graduação em sentido lato e estrito, de forma coerente com as demandas apresentadas pela organização universitária departamental, um dos frutos da Reforma de 1968.

Biografía del autor/a

João Pedro Aparecido Vicente, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação (2016-2019). Mestre em Educação (2013-2014). Especialista em Gestão Pública (2009). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (2002-2005). Chefe da Unidade de Comunicação do Hospital de Clínicas da UFTM (desde 2013). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2017-atual.

Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Vicente, J. P. A. (2022). SOBRE A GÊNESE DO CONCEITO DE MESTRADO E DOUTORADO NO BRASIL: ABOUT THE GENESIS OF THE CONCEPT FOR MASTER’S DEGREE AND DOCTORATE IN BRAZIL. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 213–225. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11757

Número

Sección

Educação, Currículo e Trabalho