SOBRE A GÊNESE DO CONCEITO DE MESTRADO E DOUTORADO NO BRASIL
ABOUT THE GENESIS OF THE CONCEPT FOR MASTER’S DEGREE AND DOCTORATE IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11757Palabras clave:
Educação, Pós-graduação, LegislaçãoResumen
Neste texto, derivado de pesquisa bibliográfica e documental, inserido no campo da História da Educação, apresenta-se a evolução do conceito de pós-graduação no Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960, culminando na conceituação proposta pelo Conselho Federal de Educação em 1965. Demonstra-se que os primeiros documentos destinados a conceituar as categorias e funções dos estudos pós-graduados no Brasil cumpriram sua função de maneira pouco consistente. Por sua vez, considera-se que o Parecer 977/1965 trouxe características gerais válidas para descrição dos conceitos de pós-graduação em sentido lato e estrito, de forma coerente com as demandas apresentadas pela organização universitária departamental, um dos frutos da Reforma de 1968.
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