NÍVEIS DE MATURIDADE E CAPACIDADE DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL AO TÉRMINO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATURITY LEVELS AND CAPACITY OF COMPUTATIONAL THINKING AT THE END OF ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.89-104Palabras clave:
Pensamento Computacional; Níveis de Maturidade e Capacidade; Análise Multivariada de Dados; Modelagem de Equações Estruturais.Resumen
O conceito de Pensamento Computacional tem sido polêmico e estudos recentes mostram que esse tipo de pensamento não está bem estabelecido, sobretudo no currículo da educação básica. Contudo, esse trabalho teve como objetivo construir uma métrica que representa a capacidade de pensamento computacional dos estudantes ao término do ensino fundamental. Para isso, foi utilizado um instrumento espanhol de diagnóstico de Pensamento Computacional, que por meio de uma abordagem quantitativa de característica exploratória-descritiva, atendendo ao rigor das técnicas estatísticas de análise multivariada de dados, possibilitou construir e validar um modelo integrado por três dimensões estruturantes: algoritmo, reconhecimento de padrão e decomposição. Buscou-se responder à pergunta chave de quais são as habilidades que os estudantes ao término do ensino fundamental de uma cidade do oeste paulista mobilizam e articulam diante da resolução de problemas, por meio de tarefas desplugadas de fundamentos da ciência da computação. Um total de 462 estudantes responderam voluntariamente ao teste de Pensamento Computacional no período de outubro a dezembro de 2019, o que corresponde a 74,6% dos concluintes do ensino fundamental no município de Santa Cruz do Rio Pardo.
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