PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MULTISSERIADA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE
PEDAGOGICAL PRACTICES DEVELOPED AT THE RIBEIRINHA SCHOOL OF RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.251-266Palabras clave:
Interdisciplinaridade. Educação do Campo. Educação Ribeirinha. Práticas Pedagógicas.Resumen
Este estudo trata de reflexões teórico-prática acerca de experiências educativas interdisciplinares desenvolvidas nos anos iniciais de uma escola pública do campo. Nosso objetivo foi compreender como as práticas pedagógicas nas turmas multisseriadas nas aulas de História, Geografia e Ciências Naturais tem se materializado de forma interdisciplinar considerando a realidade das comunidades ribeirinhas. A metodologia abordada foi a pesquisa-ação, pois buscou-se a participação ativa do objeto de pesquisa, a vivência e intervenção junto ao contexto escolar. A realidade investigada foi uma turma multisseriada de ensino fundamental do 2º ao 5º ano. O enfoque principal esteve voltado para a interdisciplinaridade das temáticas abordadas, assim como uma ampla discussão sobre as comunidades camponesas no Brasil e na Amazônia, bem como a identidade e o trabalho dos sujeitos. As atividades ocorreram durante o ano de 2018 na EMEF Fé em Deus, Rio Ana Igarapé, município de Igarapé-Miri, no estado do Pará. Os resultados revelaram que trabalhar a interdisciplinaridade e a dialogicidade com turmas heterogênea nas escolas multisseridas anconrado nos princípios dos temas geradores freireano permite ao professor e aos alunos uma dinâmica promissora para o processo de ensino-aprendizagem e ao aprofundamento do conhecimento da realidade social e escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.