A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Maria Eduarda Peres Oliveira Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Delano Moody Simões da Silva UnB

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.203-220

Palavras-chave:

formação docente; ensino de ciências; coordenação pedagógica.

Resumo

O presente trabalho apresenta a análise de uma experiência de formação continuada de professores dos anos iniciais tendo como foco o ensino de ciências por investigação. Foram propostas atividades formativas nos momentos de coordenação pedagógica da escola junto com professoras dos anos iniciais. As atividades eram discutidas, organizadas e posteriormente praticadas em sala de aula com os alunos e depois discutidas junto ao grupo para prepararmos uma nova sequência. A partir dos resultados podemos constatar que as atividades realizadas nas Coordenações Pedagógicas da escola em questão proporcionaram às professoras e a pesquisadora excelentes momentos de aprendizagem e reflexão sobre nossa prática docente, possibilitando inserirmos os conteúdos de ciências em nossos planejamentos.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Oliveira, M. E. P., & da Silva, D. M. S. (2020). A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Contexto & Educação, 35(111), 203–220. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.203-220

Edição

Seção

Artigos