JEAN PIAGET E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O MAPA

Autores

  • Leonardo Pinto dos Santos SEDUC/RS
  • Eduardo Schiavone Cardoso UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.95-107

Palavras-chave:

Geografia; Ensino de Geografia; Jean Piaget; Epistemologia Genética.

Resumo

Esse artigo é parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que se desenha como uma aproximação do ensino da Geografia com a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Para isto se trabalhou com um grupo de crianças de uma escola pública do Rio Grande do Sul, localizada no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. O grupo é formado por estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental em que se buscou trabalhar a reversibilidade e a descentração do pensamento a partir do uso do mapa como ferramenta para se compreender as potencialidades de pensamento destes sujeitos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto dos Santos, SEDUC/RS

Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico (2013) e Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 2011-2013. Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É integrante do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores e do Grupo Autonarrativas e formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor de Geografia na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio e no PNLD 2019 Projetos Integradores. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente. Vinculado ao projeto de pesquisa Perfil do profissional docente que atua no componente curricular de Geografia nas escolas públicas da educação básica de Porto Alegre desenvolvido na UFRGS.

Eduardo Schiavone Cardoso, UFSM

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade de São Paulo(1991), graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de São Paulo(1989), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(1996), doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2010). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Pesca Artesanal, Pescadores, Natureza, Território.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Santos, L. P. dos, & Cardoso, E. S. (2020). JEAN PIAGET E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O MAPA. Revista Contexto & Educação, 35(111), 95–107. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.95-107

Edição

Seção

Artigos