TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UM ESTUDO EM COLEÇÕES DO PNLD 2015 E 2018

Autores

  • Glêsiane Coelho de Alaor Viana Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Inês Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.170-186

Palavras-chave:

Livro Didático de Física; Tipologia de conteúdos; PNLD 2015; PNLD 2018.

Resumo

Os livros didáticos (LD) representam o principal material didático utilizado nas escolas brasileiras de Educação Básica, sobretudo após a consolidação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ao permitir aos professores escolher a coleção de livros mais adequada para cada escola. Este artigo analisa cinco das quatorze coleções de Física aprovadas pelo PNLD 2015, quatro delas incluídas no PNLD 2018, usando a tipologia de conteúdos, proposta por Coll e Zabala, a qual classifica os conteúdos em conceitual (C), procedimental (P) e atitudinal (A). A análise documental focalizou as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e os Guias de Livros Didáticos (GLD) para o PNLD 2015 e 2018. A análise dos livros contabilizou a distribuição dos tipos de conteúdo, bem como suas combinações CA, CP e CPA. Verificou-se a ênfase no conteúdo conceitual (C) em todas as coleções, destacando-se sua associação com conteúdo procedimental (CP), em função do elevado número de exercícios presentes nos LD de Física. Observou-se, também, pouca ênfase ao conteúdo atitudinal. Duas coleções apresentaram propostas mais próximas ao conceito de formação humana integral proposto pelas DCNEB. Espera-se que esta pesquisa auxilie professores de Física na incorporação da tipologia de conteúdos em suas aulas e programas de ensino.

Biografia do Autor

Glêsiane Coelho de Alaor Viana, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (área de concentração Ensino de Física) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Licenciada em Física pela PUC Minas e com Especialização em Ensino de Física e Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Professora de Educação Superior na Universidade Estadual de Minas Gerais (Unidade Ibirité - MG) e professora de Educação Básica da Escola Estadual Antônio Marinho Campos, também no município de Ibirité - MG.

Maria Inês Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e servidor ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É lider do grupo de pesquisa (CNPq) Livros Didáticos de Ciências e Matemática.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, bem como na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: livros didáticos e exames de larga escala.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Alaor Viana, G. C. de, & Martins, M. I. (2020). TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UM ESTUDO EM COLEÇÕES DO PNLD 2015 E 2018. Revista Contexto & Educação, 35(111), 170–186. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.170-186

Edição

Seção

Artigos