ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.123-141Keywords:
Alimentação;, Atividade física, Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino pela pesquisaAbstract
O presente estudo teve como objetivo analisar uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública do RS, visando promover saúde através do tema alimentação/prática de atividade física, buscando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, bem como analisar a concepção dos partícipes sobre esta prática. Utilizou-se metodologia qualitativa, através da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos; participaram 194 alunos – 11 a 17 anos – e 5 professores. No decorrer dos Três Momentos, identificou-se que os alunos compreendem o que são hábitos saudáveis, bem como sua importância para a saúde, porém não adotam na prática; o ensino com ênfase na pesquisa foi válido para a elaboração das atividades, onde os alunos foram os protagonistas na construção do conhecimento; e além de compreenderem a proposta, colaboraram ativamente durante as mesmas. Deste modo, partindo das concepções dos alunos sobre esta prática, infere-se que a promoção de saúde foi efetiva, bem como, conforme relatos dos professores foi importante no que concerne o assunto abordado e o método utilizado para o processo de ensino-aprendizagem. Desta maneira, conclui-se que atividades como esta são significativas no que tange a um entendimento mais amplo a respeito do assunto, fazendo com que o mesmo possa ser associado e utilizado em situações cotidianas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.