FORMAÇÃO DOCENTE E REPRODUÇÃO DE PRÁTICAS: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.38-51Abstract
Por meio deste texto apresentam-se resultados de um trabalho realizado no âmbtio do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, mantido pela Universidade Federal de Santa Maria, o qual consistiu em analisar as percepções de egressos do Programa Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional em relação à sua formação e atuação enquanto professores. Buscou-se identificar e analisar as percepções de um grupo de egressos do período compreendido entre 2010 e 2015 que atuam ou atuaram na docência. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado online e entrevistas. Foram enviados 952 questionários e realizadas quatro entrevistas. As informações foram selecionadas de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para a pesquisa e submetidas à análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Em termos gerais, os resultados demonstraram que os egressos indicam compreenderem as principais dimensões envolvidas na atuação docente e a necessidade de inovação e dinamismo nas aulas. Por outro lado, percebeu-se, pelos relatos, que suas práticas continuam a pautarem-se pela reprodução de procedimentos tradicionais, o que nos levou a pensar que, neste caso específico, não há uma relação, direta e necessária, entre a freqüência a um curso de formação de professores e um melhor desempenho profissional docente.
Palavras-chave: ensino profissionalizante, políticas de formação docente, percepções de egressos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
