COMO A BIOLOGIA CELULAR TEM SIDO ABORDADA POR REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.27-51Abstract
Compreender a ciência como ela realmente se apresenta é uma condição importante para o entendimento dos processos pelos quais passa a natureza e, como parte dela, os organismos que nos cercam. Nisto, a educação científica assume certo protagonismo, e como parte da estratégia para aproximar o conhecimento científico das pessoas, a Divulgação Científica, através das mídias impressas, se constitui em um desses instrumentos. A Biologia Celular, por se tratar de um importante campo do conhecimento científico deve ser apresentada de forma didática e contextualizada, para que sua compreensão aconteça e, assim, possa cooperar com o desenvolvimento dos campos científicos e tecnológicos de uma sociedade. Através de uma pesquisa descritiva, este estudo objetivou analisar a linguagem utilizada nos textos de Divulgação Científica concernentes à Biologia Celular publicados em revistas de grande circulação. Foi possível identificar que existe considerável quantidade de publicações relacionadas à Biologia Celular nas revistas de Divulgação Científica, com ampla utilização de recursos linguísticos, como metáforas e analogias, evidenciando a importância da compreensão destas questões para que se amplie as discussões no campo do ensino científico, além de contribuir como referencial teórico posto à disposição de educadores e pesquisadores, colaborando também para que seus conteúdos sejam compreendidos pelos leitores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.