CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.119-141Abstract
A Ciência faz parte do cotidiano e saber ciências tornou-se uma condição necessária para que a sociedade possa participar de maneira mais eficiente nos processos de tomada de decisão. É imprescindível que o ensino de ciências garanta a alfabetização científica para os alunos e apresente o conhecimento científico como uma das possibilidades de interpretação do real, sem deixar de levar em consideração outras formas de conhecimento na leitura do mundo. Deste modo, propõe-se uma discussão sobre alfabetização científica e sua importância no ensino de ciências, estabelecendo relações entre economia, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. O professor deve desenvolver uma postura dialógica em suas aulas, promovendo debates, trazendo também situações/problemas presentes no nosso cotidiano. Conclui-se que o ensino de ciências não deve se restringir apenas a transmissão de conhecimentos é preciso que se estabeleçam relações entre teoria e prática para se alcançar a alfabetização científica. É importante destacar que a introdução da economia na educação básica, em uma perspectiva de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) pode contribuir para alfabetização científica, através do caráter interdisciplinar da ciência, formando pessoas melhor orientadas a respeito da realidade sócio-econômica, o que se reflete nos indicadores de qualidade da educação e no desenvolvimento econômico do país.
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino. Sociedade. Economia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.