ESPÉCIES NATIVAS E EXÓTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.213-247Abstract
A crescente ocupação urbana, a destruição dos biomas, e a presença de espécies exóticas distanciam os habitantes das espécies nativas, demandando a abordagem contextualizada destas temáticas. O presente estudo tem como objetivo obter subsídios para a construção de práticas educativas para abordar essa questão no ensino fundamental, articulando conhecimentos, valores e práticas sociais voltadas ao ambiente local. Foi realizado um conjunto de atividades em duas escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre no sul do Brasil, incluindo exposição dialogada, atividades com a apresentação de imagens de animais e plantas para a identificação de suas origens e a aplicação de questionários. Os dados qualitativos foram analisados com base na Análise de Conteúdo, os demais por meio das ferramentas da Estatística Descritiva e pelo Teste Binomial. Os resultados demonstraram que, mesmo conhecendo muitas espécies, os alunos apresentaram dificuldades no reconhecimento das nativas, assim como dos possíveis impactos causados pela introdução de espécies exóticas sobre os biomas, gerando a construção de práticas educativas, incluindo trabalhos em campo no entorno da escola e materiais didáticos que articulam a produção acadêmica nas áreas de Zoologia, Botânica e Ecologia com as ações realizadas pelos professores das escolas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.