A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.100-117Abstract
O texto trata sobre a educação do campo na perspectiva da educação popular, contemplando a educação realizada na escola do campo da rede estadual no município de Giruá/RS, que com o transcorrer do tempo vem passando por significativas modificações. Estas mudanças começaram a aparecer na pauta de anseios pedagógicos a partir do momento em que a educação entrou em pauta nas lutas sociais, e receberam maior relevância e importância com a regulamentação de legislações que dão respaldo para a estruturação e ressignificação do processo de ensino-aprendizagem das escolas do campo. Com base em Arroyo (2004), a educação das escolas do campo são ressignificadas a partir dos saberes populares do grupo onde a escola está inserida. Assim, compreende-se que a escola do campo tem a família e os órgãos governamentais voltados a agricultura, como parceiros no processo ensino-aprendizagem, o qual não está mais restrito nas paredes da escola e nem a sua vizinhança, mas vai do local para o global, usando-se de espaços externos, inclusive nas propriedades dos alunos como extensão do espaço de aprendizagem escolar. Com base nessas afirmações, a pesquisa proposta tem como objetivo identificar no currículo e no trabalho pedagógico realizado na escola a relação que se estabelece com os saberes populares da comunidade onde está inserida. A pesquisa é de cunho qualitativo e está fundamentada bibliograficamente em Arroyo, Caldart, Molina, em Lopes e Macedo, em Silva e em Streck. Realizada a partir do método dialético, de forma documental e faz o levantamento e produção de dados a partir da observação do trabalho pedagógico. Após a realização da pesquisa, foi identificado que a relação com os saberes populares se dá de forma mais efetiva na condução e ênfase do trabalho pedagógico, voltando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares para a realidade do campo, e usando situações do cotidiano das propriedades rurais como desencadeador de situações de aprendizagens.
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