PDE -O QUE REVELA A PRODUÇÃO DOCENTE NA LINHA DE ESTUDO: DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E METODOLOGIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 2007/2009
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.303-335Abstract
O trabalho em questão teve como objetivo, detectar o que revela as produções docentes na linha de estudos “Diálogos entre Teoria e Metodologia”, na disciplina de Educação Física no período de 2007 a 2009, no Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR). A presente investigação correspondeu a um estudo exploratório. Segundo Bourguignon & Oliveira Júnior (2012), a pesquisa exploratória contribuiu tanto para uma aproximação da realidade que se quer conhecer quanto para o domínio teórico necessário à definição de hipóteses; buscar antecedentes, histórico, pessoas importantes, atualizar conceitos, propiciar a apreensão do problema de pesquisa, etc. A investigação constituiu-se de leituras pertinentes ao assunto, e nos referenciais sobre políticas públicas educacionais, teorias e metodologias da educação física. Localizamos os artigos postados no site da Secretaria de Educação, após as leituras, organizamos as resenhas, onde encontramos parâmetros para análise dos artigos publicados. Ao atingirmos os objetivos propostos para o projeto obteve-se a noção do que estava produzido no PDE-PR, da qual denotamos uma perspectiva de melhoria do ensino fundamental, com novas metodologias de ensino, caracterizando assim aos professores, uma formação continuada.
Palavras chave: políticas públicas educacionais, metodologia, formação continuada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.