REFLEXÕES ACERCA DE COMPREENSÕES DE CURRÍCULO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO

Autores

  • Indman Ruana Lima Queiroz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Elisa Prestes Massena Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.178-202

Resumo

Este trabalho apresenta compreensões de currículo de professores em exercício de escolas públicas da região Nordeste do país. O objetivo é fornecer elementos para se (re) pensar a apropriação pelo currículo em cursos de formação inicial de professores. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores de duas cidades nordestinas que responderam a um questionário misto e participaram de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que as compreensões de currículo de muitos professores ainda estão ancoradas nos conteúdos propostos pelo livro didático e também pelo que é exigido nos exames de acesso ao ensino superior. Esses aspectos podem ser consequência de como as discussões de currículo ocorrem nos cursos de formação inicial e indicam a necessidade da formação continuada desses sujeitos.


Biografia do Autor

Indman Ruana Lima Queiroz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Aréa: Ensino de Química

Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Ciências Exatas e TecnológicasÁrea: Ensino de Química

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Queiroz, I. R. L., & Massena, E. P. (2016). REFLEXÕES ACERCA DE COMPREENSÕES DE CURRÍCULO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO. Revista Contexto & Educação, 31(98), 178–202. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.178-202