EDITORIAL – Estudos sobre formação docente nas práticas educativas formais e não formais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.1-3Abstract
Os diversos artigos que compõem o número 93 da Revista Contexto & Educação podem ser agrupados numa temática global denominada formação de professores, pois tratam de aspectos relativos ao processo educativo, à bioética e à formação de docentes de matemática, de ciências da natureza e de geografia, a partir de diferentes abordagens, que ampliam as proposições feitas, e são complementadas com reflexões sobre a educação não formal.
No texto O processo educativo na perspectiva histórico-cultural, Paulo Alfredo Schönardie apresenta o pressuposto de que o processo educativo se constitui num contexto histórico-cultural em que a formação social e cultural de um grupo institui o espaço em que acontece a educação, nesta perspectiva teórica.
Em O ser humano contemporâneo como sujeito da bioética, Márcia Arruda Faustini faz uma reflexão sobre a contribuição da Bioética enquanto produtora de um saber que tem o potencial de enfrentamento as formas de alienação da vida. Para tanto, discute características do desenvolvimento da sociedade contemporânea e seus rebatimentos na construção da liberdade e da autonomia do ser humano. Nesse contexto, aponta e valoriza estratégias de convivência desenvolvidas pela Bioética, especialmente, a criação de condições de diálogo entre os sujeitos.
No artigo A história do ensino da matemática - contribuições na formação de futuros professores de matemática, Mariele Josiane Fuchs, Cátia Maria Nehring e Marta Cristina Cezar Pozzobon descrevem as atividades realizadas durante o estágio de docência de uma das autoras, no ano de 2012. As autoras identificaram, através da análise de produções textuais desenvolvidas pelos licenciandos, as potencialidades da exploração da História do Ensino de Matemática, que passa na “memória” do licenciando e/ou na de seus antepassados e nos Livros Didáticos, para a formação do professor de Matemática.
Na sequência, no artigo Ensinar e aprender matemática em uma escola do campo: o que dizem alunos e professora, Marcela Rafaela Barbosa de Farias, Michela Caroline Macêdo e Carlos Monteiro investigam as concepções de ensino de Matemática, no contexto das escolas campesinas considerando a trajetória da Educação do Campo e as perspectivas dos sujeitos envolvidos.
No artigo intitulado O programa institucional de bolsas de iniciação à docência e o desafio de ressignificar a docência, Nicole Glock Maceno e Orliney Maciel Guimarães discutem as implicações dos professores de Educação Básica na construção e nos encaminhamentos dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Para uma significação conceitual adequada no Ensino de Ciências, é essencial conhecer como as concepções de experimentação são abordadas no livro didático, usado na sala de aula para o processo ensino e aprendizagem. Com base nesse entendimento, Carine Kupske, Erica do Espirito Santo Hermel e Roque Ismael da Costa Güllich, no artigo Concepções de experimentação nos livros didáticos de ciências, avaliam as atividades experimentais dos livros didáticos de Ciências indicados, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011.
Em Estratégicas de aprendizagem por meio de atividades lúdicas e experimentais: explorando o gibi “pulmão e sua turma”, Janise Viaro e João Batista Teixeira da Rocha assinalam a importância de repensar as formas de trabalhar didaticamente o conceito de Células propondo uma nova modalidade de ensino, com a finalidade de aproximar os sujeitos envolvidos nesse processo, através de atividades lúdicas e experimentais realizadas com estudantes do 5º ao 9º ano de uma escola pública de Santa Maria RS.
No artigo Um estudo de caso na abordagem do conteúdo solo no ensino fundamental: concepções alternativas dos estudantes e algumas implicações de sustentabilidade, Wanderley Pivatto Brum apresenta o resultado da análise das compreensões conceituais que os estudantes do 6º ano têm sobre o tema solo e sua implicação com a sustentabilidade, evidenciando, através do estudo de caso, que a família e as experiências cotidianas influenciam suas concepções.
Em Ensino de geografia e projeto de sociedade no início do século XX no Brasil: reconstruindo leituras acerca da relação entre ensino e pesquisa, Najla Mehanna Mormul e Eduardo Donizeti Girotto expõem o resultado de um estudo, realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão, sobre o processo de institucionalização da Geografia no Brasil procurando estabelecer a relação existente entre o projeto de geografia e o de sociedade apresentado nas obras de Aroldo de Azevedo, Delgado de Carvalho e Pierre Monbeig.
No artigo intitulado Museus e Interdisciplinaridade, José Luís Schifino Ferraro apresenta uma discussão em torno dos agenciamentos e arranjamentos possíveis que podem existir na relação que se estabelece entre educação formal e não formal, mais especificamente entre currículo e os museus como espaços não formais de aprendizagem.
Convidamos os leitores para debater esses temas.
Maria Cristina Pansera de Araújo
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
