ETNOMODELAGEM: A ABORDAGEM DIALÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DE SABERES E TÉCNICAS ÊMICAS E ÉTICAS

Authors

  • Milton Rosa UFOP
  • Daniel Clark Orey UFOP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.132-152

Abstract

A aplicação da etnomatemática em conjunto com as ferramentas da modelagem fornece por meio da etnomodelagem uma visão holística do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais distintos. A etnomodelagem procura conectar os aspectos culturais da matemática com os aspectos matemáticos acadêmicos. Nessa perspectiva, a utilização das abordagens êmica e ética facilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano dos membros desses grupos para a matemática acadêmica. O conhecimento êmico é essencial para a compreensão intuitiva e empática das ideias, procedimentos e práticas matemáticas dos grupos culturais enquanto que o conhecimento ético é essencial para a comparação entre esses grupos. Por outro lado, a perspectiva dialógica utiliza as abordagens êmica e ética para a obtenção de uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de diversos grupos culturais.

Author Biographies

Milton Rosa, UFOP

Prof. adjunto III

Daniel Clark Orey, UFOP

Professor adjunto III

Published

2015-09-05

How to Cite

Rosa, M., & Orey, D. C. (2015). ETNOMODELAGEM: A ABORDAGEM DIALÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DE SABERES E TÉCNICAS ÊMICAS E ÉTICAS. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(94), 132–152. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.132-152