A HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA - CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.45-71Abstract
Esta produção é fruto da vivência com um grupo de licenciandos em Matemática de uma Universidade do interior do Rio Grande do Sul, no ano de 2012. Trata-se de atividades realizadas durante o estágio de docência de uma das autoras, envolvendo a orientadora e a professora da disciplina "Tópicos em Educação Matemática". Na disciplina os alunos foram instigados a produções textuais, a partir de estudos acerca das tendências pedagógicas em Educação Matemática, relacionando-as com o momento histórico em que foram produzidas. Bem como, a análise de livros didáticos utilizados nas décadas de cada tendência e narrativas de antepassados no que tange ao ensino de Matemática. Por meio da análise dessas produções textuais, objetivou-se identificar as potencialidades da exploração da História do ensino da Matemática que passa na "memória" do aluno e/ou na de seus antepassados e nos livros didáticos, para a constituição do futuro professor de Matemática. Dessa forma concluímos que os futuros educadores foram possibilitados a perceber as relações entre os momentos históricos e o processo de ensino da Matemática desenvolvido, compreender o livro didático como um determinante na prática docente, além de perceber o enfoque diferenciado que se faz necessário no trabalho com a Matemática no contexto atual.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
