O RPG como ferramenta de ensino: As contribuições do RPG para a argumentação no ensino de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.102-118Abstract
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado de cunho qualitativo que visou a analisar a argumentação dos alunos do Ensino Médio e Superior num jogo de Roleplaying Game – RPG envolvendo uma temática relacionada ao ensino de biologia. Um levantamento bibliográfico aponta que a escola ainda não promove adequadamente o desenvolvimento da argumentação científica em sala de aula. Nesse sentido, foi proposta a aplicação de um RPG com temática científica em uma turma de Ensino Médio e em outra de graduandos em Ciências Biológicas, cujos participantes responderam um questionário sobre hábitos sociais e culturais. As aplicações foram gravadas em VHS e transcritas. Os dados foram analisados à luz da Teoria Pragmadialética da Argumentação e os resultados indicaram que o jogo promove disputas de autoridade entre os jogadores para a tomada de decisão. Os participantes com hábitos culturais e sociais reconhecidamente maiores pelo grupo compartilhavam a autoridade para decidirem os rumos do enredo. Tal condição coloca o RPG como um jogo agonístico de “cooperatividade relativa”, pois os jogadores com maior autoridade podem se utilizar de técnicas persuasivas para obter a adesão dos demais jogadores para ações que não refletem, necessariamente, uma decisão coletiva. Os indícios permitiram concluir que o RPG possui potencial para o desenvolvimento da argumentação científica em aulas de Biologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.
