Tributo a Mario Osorio Marques: à guisa de apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.17374Abstract
Celebrar a memória de “pais fundadores” é uma tradição nas repúblicas modernas, tradição que achamos apropriada para reverenciar a memória de pessoas, homens e mulheres, que ousaram iniciar empreendimentos que impactam a vida de uma comunidade, seja no âmbito pessoal, seja nos aspectos profissionais que se desdobram em ações políticas capazes de reconfigurar contextos sociais.
Mario Osorio Marques foi certamente um desses casos que marcaram vidas, constituíram profissionais e alteraram o contexto no qual se inseriram. Por isso, nada mais justo do que reverenciar sua trajetória, revificando memórias comuns daqueles que com ele conviveram, destacando aspectos de sua profícua produção intelectual, evidenciando ainda, o quanto sua obra continua repercutindo e inspirando seus leitores a pensar acerca dos temas que o ocuparam, e, com esse gesto, cocriando novas perspectivas capazes de iluminar as ações humanas no contemporâneo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).