A Construção Social do Conceito de Infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas

Autores

  • Cláudia Terra do Nascimento UFSM
  • Vantoir Roberto Brancher UFSM
  • Valeska Fortes de Oliveira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.47-63

Resumo

Este artigo pretende trazer algumas considerações sobre a infância voltada para questões históricas e sociológicas, centrando tal reflexão em uma possível sociologia da e para a infância. Procura mostrar a origem do conceito de infância, enquanto construção social. Para tanto, no primeiro e segundo tópicos, os autores trazem um breve resgate da história da infância e sua origem até a modernidade. No terceiro tópico refletem acerca da infância já na contemporaneidade. E, por fim, no quarto tópico, trazem à tona o surgimento de uma possível sociologia da infância, levando-se em consideração o próprio histórico da construção da infância.

Biografia do Autor

Cláudia Terra do Nascimento, UFSM

Psicopedagoga, mestre em Desenvolvimento Humano, UFSM.

Vantoir Roberto Brancher, UFSM

Pedagogo-mestre em Educação, professor substituto do Departamento de Fundamentos da Educação-CE/UFSM.

Valeska Fortes de Oliveira, UFSM

Doutora em Educação, professora do Departamento de Fundamentos da Educação, UFSM.

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Publicado

2013-05-16

Como Citar

Nascimento, C. T. do, Brancher, V. R., & Oliveira, V. F. de. (2013). A Construção Social do Conceito de Infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Revista Contexto & Educação, 23(79), 47–63. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.47-63