REPERCUSSÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.185-199Keywords:
Educação profissional. Prática profissional integrada. Ensino, pesquisa e extensão.Abstract
Este trabalho, oriundo de um recorte de uma investigação de dissertação de mestrado, analisa as percepções de egressos do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) de dois cursos técnicos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no que diz respeito a metodologia de ensino denominada Prática Profissional Integrada (PPI) desenvolvida por esta instituição. Constituído numa abordagem qualitativa, é analisada a importância da PPI no processo formativo de estudantes do EMIEP e o reconhecimento (ou não) da presença da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e os desafios e perspectivas encontradas neste processo. Foi produzido a partir da revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo egressos dos referidos cursos, sendo que a coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário. O trabalho apresenta os princípios do EMIEP e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, as singularidades da PPI, os resultados e as discussões da investigação e as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que é necessário trazer para a educação básica, metodologias capazes de superar a fragmentação curricular e a superação da distância da análise e intervenção na realidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.