REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.239-258

Palavras-chave:

Progressão Continuada, Avaliação, Ensino Fundamental.

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 prevê no artigo 32 §2° que as instituições escolares utilizem o Regime de Progressão Continuada, o qual está diretamente ligado a avaliação. A pesquisa objetiva demonstrar estatística e descritivamente a realidade da avaliação no Regime, destacando questões como tempo de aprendizagem, práticas avaliativas e acompanhamento individual a partir da perspectiva dos alunos com a qual foi realizada uma pesquisa no 9° ano do Ensino Fundamental II, em uma Escola Estadual do Município de Humaitá/AM. Estudos sobre a temática possibilitaram identificar direitos previstos em lei que serviram de base para a nossa análise, demonstrando que todas as formas avaliativas são utilizadas em sala de aula, porém, ainda há resquícios do ensino tradicional nas medidas utilizadas, com alunos que tendem a esperar por instruções e que o termo “reprovação” ainda se faz presente no contexto escolar, mesmo que vedada a sua utilização.

Biografia do Autor

Daiana dos Santos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Licenciatura em Letras - Lingua e Literatura Portuguêsa e Inglêsa pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Com experiência na docência em Língua Inglesa no projeto CEL do IEAA/UFAM e no Centro Educacional Evangélico Betel (CEEB). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Istituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA). 

Aldair Oliveira de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Bacharelado em Administração de Empresas, Licenciatura em Filosofia. Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia -UFAM e Doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor da Universidade Federal do Amazonas, desde 2006, atuando na Área de Filosofia Geral e Filosofia da Educação, ministrando disciplinas em cursos de Graduação- Administração, Pedagogia, Serviço Social, Agronomia, Engenharia Ambiental, Física e Matemática, Biologia e Química, Educação Física. Membro do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Membro do Programa Graduação em Filosofia- PROF-FILO. Lotado no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ( ICSEZ) na cidade de Parintins-Amazonas.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Reis, D. dos S., & Andrade, A. O. de. (2020). REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM. Revista Contexto & Educação, 35(111), 239–258. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.239-258

Edição

Seção

Artigos