Habermas e a Educação Popular: a dimensão política da educação como possibilidade de encontro

Autores

  • Conceição Paludo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.67-82

Resumo

Este ensaio, decorrente de estudo exploratório, propõe que a ação comunicativa, formulada por Habermas, deveria constituir-se em um dos fundamentos da concepção de Educação Popular. A dimensão política da Educação Popular possibilita esta aproximação. Conclui-se que dissociada da dimensão política da educação é frágil a convergência entre Habermas e a Educação Popular. A categoria de ação comunicativa, assim como o diálogo em Freire, nos processos educativos populares, realizados desde a concepção de Educação Popular, poderia caracterizar um avanço na implementação desta concepção e, consequentemente, de processos transformadores.

Biografia do Autor

Conceição Paludo, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora e pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas; departamento de Fundamentos da Educação.

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Publicado

2013-05-13

Como Citar

Paludo, C. (2013). Habermas e a Educação Popular: a dimensão política da educação como possibilidade de encontro. Revista Contexto &Amp; Educação, 25(83), 67–82. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.67-82