Biólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em Ciências Biológicas

Autores

  • Sandra Valéria Santos Cerqueira UFS
  • Lívia de Rezende Cardoso UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.143-160

Resumo

Neste trabalho propusemo-nos a analisar a relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em Ciências Biológicas. Para tanto, foram entrevistados sete calouros e sete formandos, a fim de perceber as razões da escolha do curso; analisar os conflitos que envolvem essa busca; conhecer a concepção de professor; buscar entender como desejam exercer seu papel profissional; comparar os perfis profissionais dos entrevistados. Assim, constatamos que o curso foi criticado por aqueles que não se identificam com ele, enquanto que os outros percebem que este fornece bom embasamento na futura profissão. Além disso, a maioria está se definindo profissionalmente, pois quando se trata de sentimento em relação à vida profissional é preciso tempo para experimentar e conhecer o papel desempenhado pela docência.

Biografia do Autor

Sandra Valéria Santos Cerqueira, UFS

Licenciada em Ciências Biológicas e mestranda em Saúde pela UFS.

Lívia de Rezende Cardoso, UFMG

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFS e doutoranda em Educação pela UFMG.

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Publicado

2013-05-13

Como Citar

Cerqueira, S. V. S., & Cardoso, L. de R. (2013). Biólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em Ciências Biológicas. Revista Contexto &Amp; Educação, 25(84), 143–160. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.143-160