O CURRÍCULO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.202-225

Palavras-chave:

Currículo Inovador ; Currículo Tecnicista; Currículo como Discurso / Definição

Resumo

O presente artigo traz resultados parciais de Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Perguntou-se: que Currículo de Química os professores consideram relevante e sobre quais critérios assenta-se a sua escolha? Ouviu-se professores de Escolas Públicas do Ensino Médio através de uma entrevista semiestruturada analisada à luz da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). O objetivo geral da pesquisa consistiu em reconhecer e interpretar o que pensa e concebe a comunidade de Educação Química (Professores) sobre o Currículo de Química na Educação Básica, em termos de concepções, discursos e práticas. Reconheceu-se cinco categorias de análise, as quais são apresentadas com proposições, sendo que para este artigo optou-se por apresentar três dessas categorias: Currículo Inovador; Currículo Tecnicista e Currículo como discurso/definição. Dentre os resultados percebeu-se que os docentes reconhecem que há a necessidade um currículo inovador, que relacione os conteúdos científicos com o cotidiano do estudante, bem como, contemple metodologias diferenciadas de trabalho em sala de aula; interpretadas no horizonte das condições teórico-práticas.

Biografia do Autor

Jaqueline Ritter, FURG

Graduação em Ciências Plenas - Habilitação em Química - UNIJUÍ/RS (2001) e Especialização em Gestão e Apoio Pedagógico na Escola Básica - Ênfase em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ/RS (2003). Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ/RS. Professora Adjunta da Escola de Química e Alimentos (EQA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde (PPGEC-FURG - Rio Grande/RS) - Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Vianna, N. S., & Ritter, J. (2020). O CURRÍCULO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES. Revista Contexto & Educação, 35(110), 202–225. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.202-225