INSTRUMENTOS PARA INDICAÇÃO, AVALIAÇÃO E INSTITUIÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Lígia Maria Presumido Braccialli Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Ana Carla Braccialli Unesp
  • Rita de Cássia Tibério Araújo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.265-275

Palavras-chave:

Educação Especial.Tecnologia Assistiva. Escala de Mensuração.

Resumo

A taxa de abandono de tecnologia assistiva é alta, assim torna-se importante o uso de instrumento padronizados para direcionar a indicação, avaliação e implementação. Este estudo teve como objetivo identifcar e discutir os instrumentos disponiveis para a indicação, avaliaçao e implementação de tecnologia assistiva. A pesquisa configurou-se como uma revisão sistemática realizada entre 2003 e 2017, nas bases de dados: ERIC, PUBMED e PROQUEST e utilizados os descritores “assitive device” and “outcome assessment”; “assitive device” and “measurement scale”; “assistive technology” and “outcome assessment”; “assistive technology” and “measurement scale”. A busca resultou em 284 aritgos, em seguida dois pesquisadores realizaram a leitura e análise dos resumos e títulos. Foram excluídas as revisões, artigos de discussões teóricas e ponto de vista e aqueles que não correspondiam a temática, sobraram 80 artigos. As informações foram categorizadas quanto: tipo de instrumento utilizado, disponibilização do instrumento em língua portuguesa. Os resultados indicaram a utilização de 28 instrumentos específicos para avaliar predisposição, satisfação, indicação e avaliação de tecnologia assistiva, porém apenas os instrumentos Quebec user evaluation of satisfaction with assistive technology e Assistive technology device predisposition assessment estão disponiveis na lingua portuguesa. Apesar de existir diferentes instrumentos poucos estão disponíveis na língua portuguesa.

 

Biografia do Autor

Rita de Cássia Tibério Araújo

Doutorado (1998) e Mestrado (1993) no Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – Marília, SP). Graduação em Terapia Ocupacional (Universidade de São Paulo, 1975). Professora-assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui experiência na área de Educação e de Terapia Ocupacional.

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Presumido Braccialli, L. M., Braccialli, A. C., & Araújo, R. de C. T. (2019). INSTRUMENTOS PARA INDICAÇÃO, AVALIAÇÃO E INSTITUIÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Contexto & Educação, 34(107), 265–275. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.265-275