O ENSINO DA GEOGRAFIA APLICADO À LEI 10.639

Autores

  • Pedro Dias Mangolini Neves Universidade Federal de Goiás
  • Aldenir Dias dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.203-214

Palavras-chave:

Lei 10.639, Ensino de Geografia, Diáspora Africana, Reinos e Impérios Africanos

Resumo

O objeto desta pesquisa é o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido na Escola Municipal Professora Geni Chaves localizado no município de Uberaba, com o envolvimento de alunos, professores e equipe pedagógica no nível ensino fundamental II (6º a 9º ano) cujo foco é o tratamento para a educação das relações étnico raciais de forma positiva, bem como o estudo da história e cultura Afro-Brasileira e Africana. Como objetivo geral deste trabalho no que tange a aplicação desta intervenção pedagógica, o professor (da disciplina Geografia) aplicou, em fases distintas no ensino fundamental II, conteúdos que estão na Matriz Pedagógica com desenvolvimento de atividades, como elaboração de banco de dados para posterior produções cartográficas, que visem o reconhecimento da memória histórico brasileiro e afro-brasileiro através da valorização e cultura das nações africanas, como análise e mapeamento da Diáspora Africana (7º ano) e análise e mapeamento dos reinos e impérios do continente africano (9º ano). Foi percebido que houve uma maior compreensão da temática africana e afro-brasileira pelos alunos através do estudo e observação dos mapas desenvolvidos.

Biografia do Autor

Pedro Dias Mangolini Neves, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás – UFG e Professor PEB II (6º a 9º ano) do Município de Uberaba – Disciplina: Geografia

Aldenir Dias dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP e membro do Coletivo Feminista Maria Vai com as Outras.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Neves, P. D. M., & Santos, A. D. dos. (2019). O ENSINO DA GEOGRAFIA APLICADO À LEI 10.639. Revista Contexto & Educação, 34(109), 203–214. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.203-214