COMO A BIOLOGIA CELULAR TEM SIDO ABORDADA POR REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.27-51

Resumo

Compreender a ciência como ela realmente se apresenta é uma condição importante para o entendimento dos processos pelos quais passa a natureza e, como parte dela, os organismos que nos cercam. Nisto, a educação científica assume certo protagonismo, e como parte da estratégia para aproximar o conhecimento científico das pessoas, a Divulgação Científica, através das mídias impressas, se constitui em um desses instrumentos. A Biologia Celular, por se tratar de um importante campo do conhecimento científico deve ser apresentada de forma didática e contextualizada, para que sua compreensão aconteça e, assim, possa cooperar com o desenvolvimento dos campos científicos e tecnológicos de uma sociedade. Através de uma pesquisa descritiva, este estudo objetivou analisar a linguagem utilizada nos textos de Divulgação Científica concernentes à Biologia Celular publicados em revistas de grande circulação. Foi possível identificar que existe considerável quantidade de publicações relacionadas à Biologia Celular nas revistas de Divulgação Científica, com ampla utilização de recursos linguísticos, como metáforas e analogias, evidenciando a importância da compreensão destas questões para que se amplie as discussões no campo do ensino científico, além de contribuir como referencial teórico posto à disposição de educadores e pesquisadores, colaborando também para que seus conteúdos sejam compreendidos pelos leitores.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Andrade Monerat, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET-RJ

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET/RJ. Docente do Centro Universitário Celso Lisboa e das Faculdades São José.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET-RJ

Doutor em Ciências Biológicas, docente do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca-CEFET/RJ, no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Monerat, C. A. A., & Rocha, M. B. (2018). COMO A BIOLOGIA CELULAR TEM SIDO ABORDADA POR REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 27–51. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.27-51