O PNAIC COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: MOBILIZAÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rejane Riggo de Paula Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso/ SEDUC/MT Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT
  • Cláudia Landin Negreiros Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.142-174

Resumo

O trabalho que se apresenta aborda o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC como Acontecimento Discursivo, na pespectiva da Análise do Discurso – AD de vertente francesa, referenciada nos estudos de Michel Pêcheux (1969; 1997) e Eni Orlandi (2001; 2003; 2005; 2013; 2014). Este artigo foi desenvolvido a partir da pesquisa realizada em nível de mestrado acadêmico, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Dep. Est. Renê Barbour, Barra do Bugres/MT. A partir da análise das entrevistas realizadas junto aos professores alfabetizadores do município mato-grossense de Feliz Natal, participantes deste programa no ano de 2014, e de materiais produzidos durante os encontros formativos daquele ano, buscamos compreender efeitos de sentido no discurso desses participantes em relação ao ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atentos aos deslizamentos de sentidos encontrados no corpus, discutimos como o acontecimento histórico, PNAIC/2014, passa a ser discursivisado, constituindo sentidos variados ao mobilizar memórias e atualidades.

Biografia do Autor

Rejane Riggo de Paula, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso/ SEDUC/MT Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM/UNEMAT/Barra do Bugres. Professora de Matemática da Rede Estadual de Mato Grosso. Professora de Matemática e Orientadora Educacional da Rede Municipal de Feliz Natal/MT.

Cláudia Landin Negreiros, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM - UNEMAT - Campus de Barra do Bugres. Docente do ProfLetras - UNEMAT - Campus de Sinop.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Paula, R. R. de, & Negreiros, C. L. (2018). O PNAIC COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: MOBILIZAÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto & Educação, 33(105), 142–174. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.142-174