CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Patricia Franzoni UNIVATES
  • José Claudio Del Pino UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.119-141

Resumo

A Ciência faz parte do cotidiano e saber ciências tornou-se uma condição necessária para que a sociedade possa participar de maneira mais eficiente nos processos de tomada de decisão. É imprescindível que o ensino de ciências garanta a alfabetização científica para os alunos e apresente o conhecimento científico como uma das possibilidades de interpretação do real, sem deixar de levar em consideração outras formas de conhecimento na leitura do mundo. Deste modo, propõe-se uma discussão sobre alfabetização científica e sua importância no ensino de ciências, estabelecendo relações entre economia, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. O professor deve desenvolver uma postura dialógica em suas aulas, promovendo debates, trazendo também situações/problemas presentes no nosso cotidiano. Conclui-se que o ensino de ciências não deve se restringir apenas a transmissão de conhecimentos é preciso que se estabeleçam relações entre teoria e prática para se alcançar a alfabetização científica. É importante destacar que a introdução da economia na educação básica, em uma perspectiva de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) pode contribuir para alfabetização científica, através do caráter interdisciplinar da ciência, formando pessoas melhor orientadas a respeito da realidade sócio-econômica, o que se reflete nos indicadores de qualidade da educação e no desenvolvimento econômico do país.

Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino. Sociedade. Economia.

Biografia do Autor

Patricia Franzoni, UNIVATES

Graduada em Ciências Econômicas (FURG), Mestra em Economia (UFPB/João Pessoa), Professora Adjunta II (Economia/FURG – patriciafranzoni@furg.br), Discente no Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Ensino (UNIVATES) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). 

José Claudio Del Pino, UNIVATES

Doutor em Engenharia de Biomassa (UFRGS), Pós-Doutor (Universidade Aveiro-Portugal), Professor do PPG Educação em Ciências UFRGS e do PPG Ensino UNIVATES (delpinojc@yahoo.com.br).

Eniz Conceição Oliveira, UNIVATES

Graduada, Mestra e Doutora em Química (UFRGS), Professora Titular (UNIVATES – eniz@univates.br).

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Franzoni, P., Del Pino, J. C., & Conceição Oliveira, E. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Contexto & Educação, 33(105), 119–141. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.119-141