AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR COM TEMÁTICAS DE CIÊNCIAS NUMA AMOSTRA DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.129-150

Resumo

Este estudo verificou as contribuições da aplicação de um planejamento interdisciplinar com temáticas de Ciências no desempenho escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem. A amostra foi composta 29 alunos divididos em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com os pais e através da avaliação do desempenho dos alunos. Dos 29 casos analisados, 11 alunos distribuídos nos dois grupos com e sem intervenções interdisciplinares, apresentaram dificuldade de aprendizagem na escrita, leitura e cálculos matemáticos. Os alunos com dificuldades de aprendizagem na avaliação do desempenho obtiveram um número de acertos na classificação intermediária nas três áreas avaliadas. Acerca disso, observa-se que na sala de aula onde foram desenvolvidas as atividades do planejamento interdisciplinar com temáticas de Ciências, o desempenho dos alunos com dificuldades de aprendizagem foi significativamente melhor nos testes, não somente em Ciências, mas também em Matemática e Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Janaína Pretto Carlesso, CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2004), é especialista em educação especial: altas habilidades/superdotação pela UFSM (2007). Cursou mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Doutora pela Universidade Federal de Santa Maria no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atualmente é professora adjunta do curso de Psicologia no Centro Universitário Franciscano -UNIFRA. No Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (UNIFRA) atua como docente e integra a Linha de Pesquisa -Ensino, epistemologias e formação docente.

Luiz Caldeira Brant De Tolentino - Neto, UFSM

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003) , bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, MEN-CE/UFSM). Lider do Grupo Inter-institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica - IDEIA e coordenador do núcleo UFSM do Observatório da Educação 2011-2014 "Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar" (www.ufsm.br/ideia). Coordena, desde 2014, o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado com Conceito 5 - (www.ufsm.br/ppgecqv), onde orienta trabalhos nas áreas de políticas públicas, currículo e Avaliações Educacionais, entre elas a Avaliação Oficial do Livro Didático (PNLD). Colabora como apresentador e consultor na TV Escola/SEED-MEC, é pesquisador do Grupo de Ensino de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Educação da USP. Lecionou na Educação Básica na Rede Estadual e no Colégio Santa Cruz e para os cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo, ambos em São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Carlesso, J. P., & Tolentino - Neto, L. C. B. D. (2018). AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR COM TEMÁTICAS DE CIÊNCIAS NUMA AMOSTRA DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Contexto & Educação, 33(104), 129–150. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.129-150