EXPERIÊNCIAS EM MOÇAMBIQUE E NO BRASIL: CORRELAÇÕES NA GESTÃO DO ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • César Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.60-94

Resumo

Este artigo aborda o estudo realizado a partir do Programa Pró-Mobilidade Internacional nas universidades públicas Eduardo Mondlaine, Pedagógica e Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano na cidade de Maputo, capital de Moçambique, e o correlaciona com a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.  Sendo assim, objetivamos problematizar e refletir sobre os seguintes discursos coletivos: Situação e vivências no Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação em Moçambique e Experiências, desejos e expectativas para o Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação no Brasil com foco na gestão do ensino. A investigação possui uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada foi o Discurso do Sujeito Coletivo, por permitir a compreensão coletivizada das conversas com os gestores. As experiências vividas e as entrevistas realizadas testemunham aspectos relevantes, contraditórios e comuns nos espaços brasileiros e moçambicanos. Ressaltamos que em ambos os países existe a necessidade de esclarecimento sobre o Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação, suas particularidades no processo de ensinar e aprender e os possíveis rearranjos administrativos para atender as necessidades de todos os estudantes e docentes.

Biografia do Autor

César Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS/Brasil, graduado em Engenharia Elétrica pela UCPEL/Brasil. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSUL/Brasil. Desenvolve pesquisa em informática na educação, educação a distância e formação de professores.

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Informática na Educação, mestre em Ciências da Computação, ambos pela UFRGS/Brasil, graduada em Matemática Licenciatura pela FURG. Professora do Ensino Superior. Desenvolve pesquisa em informática na educação, educação a distância e formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Machado, C. C., & Laurino, D. P. (2018). EXPERIÊNCIAS EM MOÇAMBIQUE E NO BRASIL: CORRELAÇÕES NA GESTÃO DO ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(104), 60–94. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.60-94