EXPERIÊNCIAS EM MOÇAMBIQUE E NO BRASIL: CORRELAÇÕES NA GESTÃO DO ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.60-94Abstract
Este artigo aborda o estudo realizado a partir do Programa Pró-Mobilidade Internacional nas universidades públicas Eduardo Mondlaine, Pedagógica e Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano na cidade de Maputo, capital de Moçambique, e o correlaciona com a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Sendo assim, objetivamos problematizar e refletir sobre os seguintes discursos coletivos: Situação e vivências no Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação em Moçambique e Experiências, desejos e expectativas para o Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação no Brasil com foco na gestão do ensino. A investigação possui uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada foi o Discurso do Sujeito Coletivo, por permitir a compreensão coletivizada das conversas com os gestores. As experiências vividas e as entrevistas realizadas testemunham aspectos relevantes, contraditórios e comuns nos espaços brasileiros e moçambicanos. Ressaltamos que em ambos os países existe a necessidade de esclarecimento sobre o Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação, suas particularidades no processo de ensinar e aprender e os possíveis rearranjos administrativos para atender as necessidades de todos os estudantes e docentes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.