SAIBA MAIS: ENSINANDO CIÊNCIAS COM A TURMA DA MÔNICA

Autores

  • Adriana Couto Pereira Rocha
  • Vergínia Perin Andriola Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.152-158

Resumo

Este artigo visa analisar e discutir o material da coleção “Saiba Mais”, produzida pelos Estúdios Maurício de Souza, com foco em áreas de interesse científico. A coleção “Saiba Mais” apresenta indiscutível potencial para uso paradidático, pois aborda seus diversos temas usando uma linguagem de fácil compreensão para o público de Ensino Fundamental, com personagens bem conhecidos e identificados pelas crianças. Para o presente estudo realizou-se uma análise crítica de parte da coleção, buscando localizar aspectos científicos discutidos nas histórias e sua relevância para o ensino de ciências. Constituíram critérios para a análise: roteiro, exatidão científica, adequação dos passatempos e atividades centrais. Foram percebidos grandes acertos e contribuições ao ensino de ciências para a faixa etária em questão, mas também foram encontrados equívocos em conceitos científicos que poderiam ser evitados com a utilização de uma consultoria técnica. Contudo, tais equívocos não foram considerados graves a ponto de impossibilitar a recomendação da série como material paradidático. O estudo conclui considerando o material adequado para o uso como recurso paradidático, e sugere que o material passe por uma revisão mais cuidadosa de modo a aumentar sua credibilidade e suas possibilidades de uso no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Adriana Couto Pereira Rocha

Doutoranda em Entomologia pela UFPR, atualmente trabalha no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR campus Palmas, lecionando Zoologia de invertebrados e Histologia vegetal.

Downloads

Publicado

2013-10-16

Como Citar

Rocha, A. C. P., & Andriola, V. P. (2013). SAIBA MAIS: ENSINANDO CIÊNCIAS COM A TURMA DA MÔNICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(90), 152–158. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.152-158