ENSINO DE GEOGRAFIA E PROJETO DE SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL: RECONSTRUINDO LEITURAS ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA

Autores

  • Najla Mehanna Mormul Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão
  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.214-242

Resumo

Opresente artigo busca resgatar a contribuição de três autores (Aroldo deAzevedo, Delgado de Carvalho e Pierre Monbeig) fundamentais no processo deinstitucionalização da geografia no Brasil, buscando estabelecer a relaçãoexistente entre o projeto de geografia e o projeto de sociedade pensado pelosmesmos, bem como compreender a forma como os autores concebiam a relação entreensino e pesquisa na geografia na formação de professores e estudantes daeducação básica. Para isso, realizamos ampla pesquisa documental, levantando osprincipais textos dos autores acerca da temática, publicados em diferentes periódicosda época. Além disso, realizamos entrevistas com importantes pensadores dageografia com o intuito de compreender a visão dos mesmos acerca das disputasque marcaram esta relação entre ensino e pesquisa no momento deinstitucionalização da ciência geográfica no Brasil.

Biografia do Autor

Najla Mehanna Mormul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

Professora doutora do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus de Francisco Beltrão. Coordenadora de Estágio Supervisionado e orientadora de estágio/licenciatura em Geografia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia - GPEG (UNIOESTE). Membro do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (UEM).

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

Professor doutor do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão. Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) da mesma Universidade e Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino). É um dos coordenadores do Grupo PIBID de Geografia da UNIOESTE, Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Mormul, N. M., & Girotto, E. D. (2015). ENSINO DE GEOGRAFIA E PROJETO DE SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL: RECONSTRUINDO LEITURAS ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(93), 214–242. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.214-242