Uma bola de neve rolou para o Vale do Ribeira! Nela havia cogumelos professores, livros, crianças (além de duendes e sacis)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.74-101Abstract
Este artigo explora a relação entre o que é planejado e ensinado pelo professor, com os conteúdos apresentados nos livros didáticos e o entendimento dos estudantes sobre o tema. Para tanto, relata resultados de três investigações sobre a abordagem do conteúdo Fungos nas séries iniciais da Educação Básica e tem por objetivo traçar um panorama de como o conteúdo é abordado em sala de aula e, nas pesquisas respondem-se as seguintes questões: Qual é a percepção dos professores sobre fungos?; Como o assunto é planejado?; Qual a compreensão dos estudantes sobre fungos?; De que forma o assunto é abordados nos livros didáticos?; E, finalmente, Que relações aparecem entre fungos e o universo mítico infantil nos Livros didáticos? A primeira investigação foi realizada com professores das séries iniciais dos municípios de Dr. Ulysses e Tunas do Paraná e é discutida a partir da noção de obstáculo epistemológico de Bachelard, a segunda envolveu os estudantes desses professores e a terceira, analisou livros didáticos das séries iniciais ao longo de um período mais extenso de tempo, pensando em seu papel como artefato cultural. Os resultados indicam que os professores têm uma perspectiva bastante negativa sobre os fungos, abordando-os de forma superficial, sendo que a maioria sequer aborda o conteúdo de fungos. Os estudantes colaboradores da pesquisa, por sua vez não conseguiram identificar fungos como um grupo de seres vivos, eles os perceberam como parte de outros seres vivos. Já os livros didáticos analisados praticamente não discutiram o assunto e quando o fizeram limitaram-se a discussão de doenças, sem abordar o importante papel dos fungos no processo de decomposição. Os livros analisados revelaram a quase ausência dos fungos nos livros das séries iniciais e ainda uma análise longitudinal de diferentes décadas revelou as dificuldades na abordagem do assunto, devido aos fungos terem mudado de classificação ao longo do tempo, mas ainda persistem explicações parciais e equivocadas. Alguns livros tinham imagens que relacionavam o fungo com entidades míticas e de contos de fadas como duendes e sacis. Os professores participantes destacaram ainda utilizar os livros didáticos como principal fonte de consulta e pesquisa para suas aulas. Nessas pesquisas percebeu-se o efeito “bola de neve” que o livro pode gerar na formação do professor, no planejamento das aulas e na compreensão dos estudantes sobre o tema.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.