O RPG como ferramenta de ensino: As contribuições do RPG para a argumentação no ensino de Biologia

Autores

  • Roberto Shiniti Fujii Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.102-118

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado de cunho qualitativo que visou a analisar a argumentação dos alunos do Ensino Médio e Superior num jogo de Roleplaying Game – RPG envolvendo uma temática relacionada ao ensino de biologia. Um levantamento bibliográfico aponta que a escola ainda não promove adequadamente o desenvolvimento da argumentação científica em sala de aula. Nesse sentido, foi proposta a aplicação de um RPG com temática científica em uma turma de Ensino Médio e em outra de graduandos em Ciências Biológicas, cujos participantes responderam um questionário sobre hábitos sociais e culturais. As aplicações foram gravadas em VHS e transcritas. Os dados foram analisados à luz da Teoria Pragmadialética da Argumentação e os resultados indicaram que o jogo promove disputas de autoridade entre os jogadores para a tomada de decisão. Os participantes com hábitos culturais e sociais reconhecidamente maiores pelo grupo compartilhavam a autoridade para decidirem os rumos do enredo. Tal condição coloca o RPG como um jogo agonístico de “cooperatividade relativa”, pois os jogadores com maior autoridade podem se utilizar de técnicas persuasivas para obter a adesão dos demais jogadores para ações que não refletem, necessariamente, uma decisão coletiva. Os indícios permitiram concluir que o RPG possui potencial para o desenvolvimento da argumentação científica em aulas de Biologia.

Biografia do Autor

Roberto Shiniti Fujii, Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Curso Técnico em Nível Médio Integrado em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba

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Publicado

2012-09-14

Como Citar

Fujii, R. S. (2012). O RPG como ferramenta de ensino: As contribuições do RPG para a argumentação no ensino de Biologia. Revista Contexto &Amp; Educação, 26(86), 102–118. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.102-118

Edição

Seção

Artigos