Proficiência em Ciências ou Interpretação de Texto?: analisando matrizes e provas do novo ENEM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.140-162Resumo
Neste artigo relatamos os resultados de um estudo de análise documental do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse exame que é aplicado anualmente desde 1998 e avalia o desempenho dos estudantes ao final da escolaridade básica. O objetivo foi cotejar as questões aplicadas em 2007 a 2010 com as respectivas matrizes de referência do próprio exame utilizando como substrato de apreciação crítica, as quatro grandes linhas que traduzem objetivos para a Educação em Ciências de acordo com o relatório do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA (NRC, 2007). A análise mostrou que a maioria das questões desses exames estava centrada em uma única linha: a que busca compreender, usar e interpretar explicações científicas do mundo natural. Nesse sentido, o exame revelou-se frágil no que tange a discussão sobre a natureza da ciência, o que aponta para uma concepção de Educação em Ciências para o Ensino Médio ainda centrada na compreensão básica de conceitos apresentada na forma de textos interpretativos. Esse modelo de questões não apresentou associações entre conceitos nem compreensões mais abrangentes dos processos de construção dos conhecimentos científicos. O vácuo em relação as demais linhas da Educação em Ciências pode gerar distorções na formação dos estudantes sobre a compreensão da ciência como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.