ESTILOS DE PENSAMENTO BIOLÓGICO SOBRE O FENÔMENO VIDA

Autores

  • Danislei Bertoni
  • Araci Asinelli da Luz

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.23-49

Resumo

A questão “O que é vida?” perpassa a história da humanidade e a mesma tem encontrado respostas a esta pergunta, cada uma no seu tempo histórico, no contexto sociocultural de cada época. O objetivo principal deste estudo é comunicar os estilos de pensamento biológico que historicamente predominaram no modo de explicar e ao mesmo tempo compreender o fenômeno vida.  Ao investigar sobre estilos de pensamento biológico, realizamos um estudo exploratório do contexto narrativo histórico e sociocultural desde a antiguidade até a contemporaneidade e apontamos para a instauração, a extensão e a transformação de quatro estilos de pensamento biológico: descritivo, mecanicista, evolutivo e da manipulação genética.  Nas considerações finais, apresentamos uma aplicação prática dessa sistematização dos estilos de pensamento biológico, a saber, uma proposta de reorganização curricular da disciplina de biologia no ensino médio.

Biografia do Autor

Danislei Bertoni

Professor de Ciências e Biologia na Educação Básica (SEED/PR).  Mestre e Doutor em Educação (UFPR).

Araci Asinelli da Luz

Professora da UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000)

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Publicado

2012-09-14

Como Citar

Bertoni, D., & Luz, A. A. da. (2012). ESTILOS DE PENSAMENTO BIOLÓGICO SOBRE O FENÔMENO VIDA. Revista Contexto &Amp; Educação, 26(86), 23–49. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.23-49

Edição

Seção

Artigos