Contribuições de Mario Osorio Marques para a formação de professores na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16941Palavras-chave:
formação de professores, exigência crítico-dialética, exigência hermenêutica, exigência epistêmico-instrumentalResumo
Mario Osorio Marques, educador e pesquisador renomado, propõe uma abordagem hermenêutica e reflexiva para a construção do conhecimento e o desenvolvimento da prática docente. Objetiva-se, nesta pesquisa, refletir sobre as contribuições dos estudos de Mario Osorio Marques para a formação de professores e os processos educativos na contemporaneidade. Trata-se de um texto teórico-reflexivo, de abordagem metodológica qualitativa, realizada a partir da obra “Pedagogia: a ciência do educador” de Marques (2006) e do levantamento de artigos no Portal de Periódicos da Capes. A Análise dos dados foi realizada conforme os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Dessa análise emergiram as categorias: exigência crítico-dialética, exigência hermenêutica e exigência epistêmico-instrumental. Para fundamentar a pesquisa recorreu-se a Marques (2006) e Freire (2006). Os resultados mostram que as exigências crítico-dialética, a hermenêutica e epistêmico-instrumental na formação de professores buscam, respectivamente, promover uma interpretação crítica das práticas pedagógicas, uma educação transformadora que desafia a racionalidade positivista e um aperfeiçoamento contínuo da prática docente por meio da integração teoria-prática e a reflexão constante. Conclui-se que Marques deixa um legado duradouro para os educadores, pois defende uma prática educativa dinâmica, contextualizada, capaz de responder às demandas de um mundo em constante transformação. Assim, suas contribuições são incontestáveis e se refletem em estudos e pesquisas que continuam a inspirar os processos educativos.
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