A política nacional de alfabetização e seus modos de conduzir docências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15821

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização, Governamentalidade, Docências

Resumo

O artigo tem o propósito de examinar os modos de ser professor alfabetizador gestados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), que vigorou no país de 2019 a 2023. O referencial teórico emerge das reflexões de Michel Foucault e seus comentadores sobre os conceitos de governamentalidade e análise do discurso. O material empírico é constituído pelos documentos que conformam a PNA: o texto que institui a Política Nacional da Alfabetização; o documento técnico-científico do Programa Nacional do Livro Didático; o manual sobre o GraphoGame; o manual Conta pra mim: Guia de literacia familiar e o livro Práticas de Alfabetização: Livro do Professor Alfabetizador. A análise mostrou três resultados. O primeiro vincula-se à importância que a PNA confere ao educador. O segundo é que o papel do docente se desloca daquele que ensina para aquele que guia a aprendizagem, centrada no estudante. O terceiro resultado evidencia as fortes relações entre alfabetização, evidências científicas e discurso psicológico. Assim, o estudo indica que a PNA se constitui em um mecanismo que captura e conduz as docências dos professores alfabetizadores, posicionando-os como facilitadores de um processo de alfabetização regulado pelo discurso psicológico, desconsiderando outras formas de alfabetizar.   

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

dos Santos, V. L. V., & Wanderer, F. (2025). A política nacional de alfabetização e seus modos de conduzir docências. Revista Contexto & Educação, 40(122), e15821. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15821

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho