Uma crítica decolonial no contexto de uma universidade orientada para a cooperação sul-sul: Um estudo etnográfico institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15640

Palavras-chave:

Práticas Universitárias, Decolonialidade, Tensionamentos Institucionais

Resumo

A pesquisa visa compreender um projeto de universidade orientado para cooperação Sul-Sul, captado sob a lente das práticas institucionais em tensionamentos à luz da (de)colonialidade. Considerou-se o método etnográfico institucional crítico que produziu uma compreensão baseada em três dimensões: (i) cenário de reafirmação da missão institucional até o ano de 2014; (ii) agenda propositiva no terreno da integração regional a partir de 2014; (iii) referência às concepções ‘excelência’, ‘desempenho’ e ‘qualidade’ acionados à abertura de cursos de pós-graduação stricto sensu e ênfase a lógica da permanência discente após 2016. Discute-se sobre a base conceitual, teórica e normativa situada em uma institucionalidade documental, de maneira a se compreender sobre o que se pretende com o uso dos conceitos ‘excelência’, ‘desempenho’ e ‘qualidade’, na perspectiva da construção de agendas decoloniais. As práticas institucionais etnograficamente descritas com base em uma perspectiva crítica decolonial amplia uma ‘leitura’ sobre os desafios institucionais, suscitando considerações sobre desdobramentos de suas práticas a partir de leituras relacionadas ao ‘neorracismo’, ‘nacionalismo’ e ‘patriotismo’.

Referências

ALATAS, Syed Farid. Academic Dependency and the Global Division of labour in the social sciences. Current Sociology, v. 51, n. 6, p. 599-613. 2003.

ALATAS, Syed Farid. A definição e os tipos de discursos alternativos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 46, n. 23, p. 225-245, jul./dez. 2010.

ALMEIDA FILHO, Naomar de. Universidade Nova: textos críticos e esperançosos. Brasília, DF: Ed. da Universidade de Brasília; Salvador: EDUFBA. 2007.

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e a suas regras. São Paulo: Edições Loyola. 2013.

ANDERSON, Benedict. Imagined Comunities. London: Verso. 1991.

ANDERSON, Gary L. Critical Ethnography. Review of Educational Research, 59. 1989.

ANGRAD. Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Conheça a UNILAB – Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira. 2009. (Entrevista, 4 de abril de 2009). Disponível em: http://www.angrad.org.br/news/entrevista-conheca-a-unilab-universidade-federal-da-integracao-lusoafrobrasileira/1588/ . Acesso em: 20 abr. 2017.

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre, Artmed. 2009.

ARDAY, Jason; MIRZA, Heidi Safia. Dismantling race in higher education: Racism, white-ness and decolonising the academy. Basingstoke: Palgrave Macmillan. (Eds.) 2019.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. Petrópolis: Vozes. 2002.

BECK, Kumari; ILIEVA, Roumiana; PULLMAN, Ashley; ZHANG, Zhihua (Olivia). “New work, old power: inequities within the labor of internationalization”, On the Horizon, v. 21, n. 2, p. 84-95. 2013.

BECKER, Howard. Métodos de Pesquisa em Ciências. EDITORA HUCITEC, São Paulo. 1993.

BEIGEL, Fernanda. Introdução: Current tensions and trends in the World Scientific System. Current Sociology, v. 5, n. 62, p. 617-625. 2014.

BEIGEL, Fernanda. El nuevo caráter de la dependência intelectual. Cuestiones de Sociología, v. 14. 2016.

BHAMBRA, Gurminder K. Introduction: Knowledge production in global context: Power and coloniality. Current Sociology Monograph, v. 62, n. 4, p. 451-456. 2014.

BHAMBRA, Gurminder K.; GEBRIAL, Dalia; NISANCIOGLU, Kerem. Decolonising the university. London: Pluto Press. (Eds.) 2018.

BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida; TASSIGNY, Mônica Mota; BARBOSA, Flávia Lo-renne Sampaio; FREIRE, Jacqueline Cunha da Serra. Inovação e gestão universitária no campo decolonial: estudo do suporte normativo de uma universidade de integração internacional. Orgnizações & Sociedade, v. 27, n. 95, p. 855–879. 2020.

BOCCHINI, Daniel. Inclusão do Estudante Africano na Universidade da Integração Interna-cional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab): Perspectivas para um Currículo Contra-Hegemônico. Tese de doutorado em Educação – Universidade Nove de Julho. 2017.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profis-são de sociólogo – Preliminares epistemológicos. 3 ed. Petrópoles: Vozes. 2002.

BRUNNER, C. Cryss. Emancipatory Research: Support for Women's Access to Power. Draft. Annual Meeting of the American Educational Research Association (New) 1994.

CARVALHO FILHO, Valério; IPIRANGA, Ana Sílvia Rocha; FARIA, Almeida de. A (De)Colonialidade na Educação em Administração: Explorando Limites e Possibilidades. Ar-quivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 25, n. 47, p. 1-34. 2017.

ČERNIGOJ, Adela. The Influence of Culture and Intercultural Contact on Neo-Racism and Ethnocentrism. Psychol Stud, v. 67, p. 447–458. 2022.

CHAGAS, Marco Antonio; FILCREÃO, Antonio Sérgio Monteiro. Cartografia do Colonialismo, Política Ambiental e Zonas Libertárias nas Perspectivas das Epistemologias do Sul. Geo UERJ, Rio de Janeiro, v. 40, e64987. 2022.

CHALMERS, Alan. A Fabricação da Ciência. São Paulo: Editora UNESP. 1994.

COMBER, Bárbara. Mandated literacy assessment and the reorganisation of teachers’ work: Federal policy, local effects. Critical Studies in Education, v. 53, n. 2, p. 119-136. 2012.

CONNELL, Raewyn. A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 80, p. 9-20. 2012.

CONSELHO DA EUROPA: Assembleia Parlamentar. Reconhecendo e prevenindo o neo-racismo, Doc. 13809. 2015. https://www.refworld.org/docid/55b207ae4.html

COOK, Kay E. Using Critical Ethnography to Explore Issues in Health Promotion. Qualitative Health Research, v. 15, n. 1, p. 129-138, jan. 2005.

CPLP. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 2017. Disponível em: <https://www.cplp.org/id-2763.aspx >. Acesso em: 4 abr.

CUPPLES, Julie. Introduction: Coloniality resurgent, coloniality interrupted. In J. Cupples, & R. Grosfoguel (Eds.), Unsettling Eurocentrism in the Westernized University (pp. 1–22). Lon-don and New York: Routledge.desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed., Porto Alegre: Artmed. 2019.

DECKER, Stephanie. The silence of the archives: business history, post-colonialism and ar-chival ethnography, Management & Organizational History, v. 8, n. 2, p. 155-173. 2013.

DIAS, Marco Antonio Rodrigues. Cooperação interuniversitária em tempo de globalização uni-formizaste. Fórum Latino-Americano de Educação Superior. Painel 1 – Integração e Internaci-onalização da Educação Superior, Foz do Iguaçu. 2014.

DIÓGENES, Camila Gomes; AGUIAR, José Reginaldo. (Org.). UNILAB: Caminhos e Desa-fios Acadêmicos da Cooperação Sul-Sul. Redenção: UNILAB. 2013.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e Interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan./abr. 2016.

ERICKSON, Frederick. A history of qualitative inquiry in and educational research. In.: Den-zin, N. K. & Lindoln, Y. S. (Editors).The Sage Handbook of Qualitative Research. Fifth Edi-tion. SAGE Publications, Inc. ethnography of policy in practice. Cambridge Journal of Educa-tion, v. 39, n. 2, p. 241-255. 2018.

FARIA, Alexandre; ABDALLA, Márcio Moutinho; GUEDES, Ana Lúcia. Can We Co-Construct a Field of Management / Administration Engaged with the Majority?. Organizações & Sociedade, v. 28, n. 98. 2021.

FITZI, Gregor. O caminho para a Sociologia Crítica. In: Intermitência Normativa. Palgrave Ma-cmillan, Cham. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Kyv: Universo. 2003.

GARCIA, Sylvia Gemignani; CARLOTTO, Maria Caramez. Tensões e contradições do conceito de organização aplicado à universidade: o caso da criação da USP-Leste. Avaliação, Campinas; Sococaba, SP, v. 18, n. 3, p. 657-684, nov. 2013.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: Bauer, M.W. & Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. Petrópolis: Vozes. 2002.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. l. ed., IS.reimpr. - Rio de Janeiro: LTC. Tradução de: The interpretation of cultores. 2008.

GEIGER, R. STUART; RIBES, David. Trace Ethnography: Following Coordination through Documentary Practices, v. 455, p. 1 – 10. 2011.

GERRARD, Jéssica; FARRELL, Lesley. ‘Peopling’ curriculum policy production: Researching educational governance through institutional ethnography and Bourdieuian field analysis. Journal of Education Policy, v. 28, n. 1, p. 1-20. 2013.

GIURLEO, Pablo Martín. Los Ensayos, El Sur Y Los Subalternos. Ofícios Terrestres, 31, p. 101-109, jul./dez. 2014.

GOMES, Arilson dos Santos. A Unilab e as ações de promoção da igualdade étnico-racial (2010-2020). Revista Contemporânea de Educação, v. 16, n. 37, p. 104-130. 2021.

GOMES, Nilma Lino; VIEIRA, Sofia Lerche. Construindo uma ponte Brasil-África: a Univer-sidade da Integração Internacional da Lusofonia Luso-Afro-brasileira (UNILAB). Revista Lu-sófona de Educação, v. 24, p. 81-95. 2013.

GONDIM, Linda M. P.; LIMA, Jacob Carlos. A pesquisa com artesanato intelectual: conside-rações sobre método e bom senso. João Pessoa: Manufatura. 2002.

GROSFOGUEL, Ramón. The dilemmas of ethnic studies in the United States: Between liberal multiculturalism, identity politics, disciplinary colonization, and decolonial epistemologies. Human Architecture: Journal of the Sociology of Self. 2012.

GUILHERME, Manuela; SANTAMARIA, Angela. Nota Introdutória - Ventos do Sul: Epis-temologias interculturais na educação superior latino-americana. Revista Lusófona de Educação, 31. 2015.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 8ª Ed. Petrópolis: Vozes. 2001.

HALFFMAN, Willem; RADDER, Hans. The Academic Manifesto: From an Occupied to a Public University. Minerva, v. 53, p. 165-187. 2015.

HELENO, Maurício Gurjão Bezerra. O lugar da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) na política externa do governo Lula (2003-2010). O Público e o Privado, 23, 109-127. institutional ethnography of parallel language strategy and practices at the University of Copenhagen. Current Issues in Language Planning, v. 17, n. 3-4, p. 441-458. 2014.

LANZA, Fabio; RODRIGUES, Donizete; CURTO, José. Perspectivas contemporâneas sobre o mundo lusófono. Mediações, v.21, n. 2, p. 12-25, jul./dez. 2016.

LAVOR, Anna Ariane Araújo de Lavor; MAZZARINO, Jane Marcia. A UNILAB e a Inter-nacionalização do Ensino por Meio da Colaboração Técnica Internacional. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 1, p. 10-17. 2022.

LE GRANGE, Lesley. (Individual) responsibility in the decolonization of the university curric-ulum. S. Afr. J. Alto. Educ. [on-line], v. 35, n. 1, p. 4-20. 2021.

LEE, Jenny; JON, Jaen-Eun; BYUN, Kiyong. Neo-Racism and Neo-Nationalism Within East Asia: The Experiences of International Students in South Korea. Journal of Studies in Interna-tional Education, v. 21, n. 2, p. 136–155. 2017.

LOPES, Luma Luísa Sousa; IPIRANGA, Ana Sílvia Rocha. Ethnographing Historical Archives: Possible Ways to Research in Organization Studies. Organizações & Sociedade, v. 28, n. 96. 2021.

LOWENKRON, Laura; FERREIRA, Leticia Carvalho de Mesquita. GT 030. Etnografia de documentos e burocracias: desafios teórico-metodológicos da análise de práticas de poder. 2016.

MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L.; FONSECA, Valéria Silva da; CRUBELLATE, João Marcelo. Estrutura, Agência e Interpretação: Elementos para uma Abordagem Recursiva do Processo de Institucionalização. ANPAD - Revista de Administração Contemporânea, 9-39, Ed. especial. 2005.

MACHADO, Eduardo Gomes; TAVARES, Rosalina Semedo de Andrade; FREITAS, Maria Valdelia Carlos Chagas de; TEIXEIRA, Tamilton Gomes. Políticas Públicas de Internacionali-zação na Educação Superior Brasileira: Questões Teórico-Empíricas a partir da Unilab. Edu-cação, v. 8, n. 3, p. 567–583. 2020.

MADISON, D. Soyini. Critical Ethnography: method, ethics and performance. Thousand Oaks: Sage. 2005.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Etnografia como prática e como experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 15, n. 32, p. 29-156, jul./dez. 2009.

MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Reflexões sobre a Etnografia Crítica e suas implicações para a pesquisa em educação. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 425-446, maio/ago. 2011.

MALINOWSKI, Bronislaw. Ethnology and the Study of Society. Economica, n. 6, p. 208-219. 1922.

MALOMALO, Bas'Ilele; LOURAU, Julie; SOUZA, Osmaria Rosa. A Unilab na Perspectiva da Cooperação Sul-Sul: Uma Análise Crítica Decolonial Africana. Cadernos do CEAS, Salva-dor/Recife, v. 245, p. 517-552, set./dez. 2018.

MÁRQUEZ-FERNÁNDEZ, Álvaro B. Alternativas epistémicas para las ciências sociales desde el sul. Revista de Filosofia, v. 70, p. 83-97. 2012.

MARSH, França. Unsettling information literacy: Exploring critical approaches with academic researchers for decolonising the university. Journal of Information Literacy, v. 16, n. 1, p. 4–29. 2022.

MARTINEZ-VARGAS, Carmem. The decolonization of research in higher education: from the university to the diversity of approaches. South African Journal of Higher Education, v. 34, n. 2, p. 112-128. 2020.

MCATEER, Mary; WOOD, Lesley. Decolonising knowledge: Enacting the civic role of the university in a community-based project. South African Journal of Education, v. 38, p. 1-10. 2018.

MCGIBBON, Elizabeth; FIERLBECK, Katherine; AJADI, Tara. Health equity and institu-tional ethnography: Mapping the problem of policy change. Witness: The Canadian Journal of Critical Nursing Discourse, v. 3, n. 2, pp 64-80. 2021.

MCGIBBON, Elizabeth; PETER, Elisabete; GALLOP, Ruth. An institutional ethnography of nurses' stress. Qualitative Health Research, v. 20, n. 10, p. 1353-1378. 2010.

MENDES, Leonel Vicente; CAMBANCO, Deuinalom Fernando; BACURIM, Felisberto Jú-nior Pedro. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB: uma universidade decolonial e afrocentrada. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras São Francisco do Conde (BA), 1 (2) 185-204, jul./dez. 2021.

MENEGHEL, Stela; AMARAL, Joana. Universidades internacionais na contracorrente. As propostas da Unila e da Unilab. Universidades - UDUAL, México, n. 67, jan./mar. 2016.

MENEGHEL, Stela; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes; VIEIRA, Sofia Lerche. Unilab: uma proposta freiriana de Universidade popular? Eccos – Revista Científica, v. 42, p. 21-37. 2017.

MENESES, Maria Paula. Epistemologia do Sul. Revista Crítica De Ciências Sociais, 80, 5-10, mar. 2008.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais de hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 12-32. 2017.

MIGNOLO, Walter D. Spirit out of bounds returns to the East: The closing of the social sci-ences and the opening of independente thoughts. Current Sociology Monograph, v. 4, n. 62, p. 584-602. 2014.

MILANI, Carlos R. S. Aprendendo com a história: críticas à experiência da Cooperação Norte-Sul e atuais desafios à Cooperação Sul-Sul. Caderno CRH, 25, 211-231. 2012.

MORAES, Ana Cristina; SILVA, João Pereira; CARNEIRO, Iranilson de Sousa. Educação antirracista no Ceará: a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2. 2022.

NDLOVU, Morgan. Por que saberes indígenas no século XXI? Uma guinada decolonial. Epis-temologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 127-144. 2017.

NICHOLS, Naomi; GRIFFITH, Alison I. Talk, texts, and educational action: An institutional ethnography of policy in practice. 2009.

NOBRE, Clarissa Diniz Diógenes. Timorenses na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiência. 2015. Dis-sertação-Mestrado em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2015.

OMODAN, Bunmi Isaiah. Combatting the Imperativeness of Modernity in Students' Unrest: The Need to Decolonise the Minds through Ubuntu. International Journal of Higher Education. v. 9. p. 310-319. 2020.

PARMAR, Inderjeet. Transnational elite knowledge networks: Managing American hegemony in turbulent times. Security Studies, v. 28, n. 3, p. 532-564. 2019.

PATRUS, Roberto; DANTAS, Douglas Cabral; SHIGAKI, Helena Belintani. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares? Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, jan./mar. 2015.

PEIRANO, Mariza. A teoria vivida e outros ensaios de antropologia. Rio de Janeiro, Zahar Editores. 2006.

Quijano, Aníbal. (2009). Colonialidade do poder e classificação social. In: Santos, B. de S. & Meneses, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina.

RIBEIRO, Fabrício Américo. Espaço e Estratégia Geoeducacional na Cooperação Sul-Sul: Uma Análise dos Projetos das Universidades de Integração Internacional – Unila e Unilab. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

ROBERTS, Célia; CONNELL, Raewyn. Feminist theory and the global South. Feminist Theo-ry, v. 17, n. 2, p. 135-140. 2016.

ROKAY, Moska. Critical Ethnography As an Archival Tool: A Case Study of the Afghan Diaspora in Canada. Archivaria 91 (June), p. 176-201. 2021.

ROSENBERG, Alex. Introdução à filosofia da ciência. 2 ed. São Paulo: Loyola. 2013.

SABEA, Hanan; BEIGEL, Fernanda. Introdução. In: Beigel, F. & Sabea, H. (Coord.). Dependencia Académica y Profesionalización en el Sur: perspectivas desde la periferia. Mendoza: EDIUNC; Rio de Janeiro: SEPHIS. 2014.

SALATINO, Maximiliano. Más allá de una epistemologia desde el Sul. Revista de Filosofia, v. 77, p. 61-64. 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. 6. ed. Porto: Afrontamento. 1989b.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emer-gências. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 63, p. 237-280, out. 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. (2007a). Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, 3-46.

SANTOS, Boaventura de Sousa. (2007b). Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo Editorial.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Ocidente Não Ocidentalista?: a filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. In: Santos, B.de S. & Meneses, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina. 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies of the South and the future. From the Euro-pean South: a Transdisciplinar Jornal of Postcolonial Humanities, v. 1, p. 17-29. 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Decolonising the university: The challenge of deep cognitive justice. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte, MG: Autêntica. 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Introdução. In: Santos, B. de S. & Meneses, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina. 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ARAÚJO, Sara; BAUMGARTEN, Maíra. As Epistemologias do Sul num mundo fora do mapa. Sociologias, Porto Alegre, v. 18, n. 43, p. 14-23, set./dez. 2016.

SANTOS, Cynara Fernanda Aquino dos; CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes. Estudos decoloniais: pedagogias outras no contexto rural-ribeirinho amazônico. Retratos da Escola, v. 16, n. 36, p. 1051–1071. 2022.

SCHATZKI, Theodore R. Social Practices. A wittgensteinian approach to human activity and the social. Cambridge University Press. 1996.

SCHWARTZ, Joan M.; COOK, Terry. Archives, records and power: the making of modern memory. Archival Science, 2, 1-19. doi:10.1007/BF02435628. 2002.

SEMIGENA, Tetyana. Criticism of origin: is it possible to build a social robot. Social Service and Education, v. 9, n. 3, p. 405-421. 2022.

SIINER, Maarja. University administrators as forced language policy agents: An institutional ethnography of parallel language strategy and practices at the University of Copenhagen. Current Issues in Language Planning, v. 17, n. 3-4, p. 441-458. 2016.

SILVA, Maria do Socorro Maia. Repercussão dos resultados da Autoavaliação Institucional na Gestão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2016.

SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos – Métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3ª Ed. Tradução Magda França Lopes – Porto Alegre: Artmed. 2009.

SOARES, Maria Andrea dos Santos. On the Colonial Past of Anthropology: Teaching Race and Coloniality in the Global South. Humanities, v. 8, p. 88. 2019.

SOUZA, Osmaria Rosa; MALOMALO, Bas’Ilele. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estu-dantes africanos/as no Ceará. Interfaces Brasil/Canadá, v. 16, p. 256 – 293. 2016.

STANEK, Marcin B. Decolonial education and geography: Beyond the 2017 Royal Geographical Society with the Institute of British Geographers annual conference. Geography Compass. v. 13. 2019.

STEIN, Sharon; ANDREOTTI, Vanessa Oliveira de. Decolonisationon and higher education. In: M. Peters (Ed.), Encyclopedia of educational philosophy and theory. Singapore: Springer Science+Business Media. 2016.

STOLER, Ann Laura. Along the archival grain: epistemic anxieties and colonial common-sense. Princeton: Princeton University Press. 2010.

SUBRAMANIAM, Mangala; PERRUCCI, Roberto; WHITLOCK, David. Intellectual Clo-sure: A Theoretical Framework Linking Knowledge, Power, and the Corporate University. Critical Sociology, v. 40, n. 3, p. 411-30. 2014.

THAMBINATHAN, Vivetha; KINSELLA, Elizabeth Anne. Decolonizing Methodologies in Qualitative Research: Creating Spaces for Transformative Praxis. International Journal of Qualitative Methods, 20. 2021.

UNILAB. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Diretrizes Gerais. Redenção. 2013.

VAN MAANEN, John. Tales of the field: On writing ethnography. Chicago: The University of Chicago Press. 1988.

VASCONCELOS, Francisco Thiago Rocha; MARIZ, Silviana Fernandes. O ‘Projeto Unilab’ em disputa: avanços e contradições de uma comunidade universitária. Tempos Históricos, v. 26. p. 30-63. 2022.

YOUNG, Robert J. C. Postcolonialism: An historical introduction. Critical Ethnic Studies, v. 1, n. 1, p. 56-67. 2001.

Downloads

Publicado

2025-04-23

Como Citar

Bizarria, F. P. de A., & Ipiranga, A. S. R. (2025). Uma crítica decolonial no contexto de uma universidade orientada para a cooperação sul-sul: Um estudo etnográfico institucional. Revista Contexto & Educação, 40(122), e15640. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15640

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação