FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE EBPT: DESAFIOS A PARTIR DO OLHAR DOS EGRESSOS

INITIAL TEACHER EDUCATION AT AN EBPT INSTITUTION: CHALLENGES FROM THE PERSPECTIVE OF GRADUATES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12632

Palavras-chave:

Formação de professores, Cursos de Licenciatura, Educação Profissional e Tecnológica, Egressos.

Resumo

Este artigo aborda a contribuição dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete na formação docente e como se deu a inserção dos seus formandos no ambiente educacional. O estudo focou nos ingressantes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Matemática, entre os anos de 2010 a 2014. A pesquisa teve enfoque qualitativo mediante a realização de uma entrevista com egressos atuantes na docência. Como resultados verificou-se que, nesses cursos de licenciatura, no período estudado, o PIBID, estágios curriculares e atividades de laboratório foram apontados como pontos positivos da formação. Por outro lado, as fragilidades destacadas foram a pouca regência em sala de aula, tardia oferta de Libras na matriz curricular e pouca importância para Educação Especial. Por conseguinte, os redimensionamentos necessários foram elencados a partir da discussão estabelecida a respeito da oferta das disciplinas de Libras, bem como do acesso ao conteúdo da educação especial, juntamente com mais tempo para as práticas de estágio curricular obrigatório (ou optativo) e práticas de laboratório, as quais também foram elencadas como fundamentais no processo formativo.

Biografia do Autor

Danieli Melo Zarzicki, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2007), com Especialização em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Naturais (2009), mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari (2020). Tem experiência profissional como docente nos níveis Fundamental e Médio, em Redes públicas municipal e estadual e rede privada de ensino.

Neiva Maria Frizon Auler, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1992), mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É professora titular do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade genética, isoenzimas, plantas medicinais, microsperogênese e citogenética. No ensino de Biologia, coordenou o PIBID/CAPES de Licenciatura em Ciências Biológicas, com atividades de ensino-pesquisa-extensão no campo das práticas educativas de 2010 a 2012. Desde 2012 desenvolve atividades na pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação (PRPPGI) onde coordenou a pós-graduação no período 2013-2015. Atualmente é responsável pelas produções científicas institucionais, atuando como Editora da Revista de Ciência e Inovação e do Boletim Técnico Científico e atua como docente do Programa de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnologia - PROFEPT e desenvolve pesquisa nas linhas de Formação de Professores e Práticas Educativas em EBPT. 

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Zarzicki, D. M., & Frizon Auler, N. M. . (2022). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE EBPT: DESAFIOS A PARTIR DO OLHAR DOS EGRESSOS: INITIAL TEACHER EDUCATION AT AN EBPT INSTITUTION: CHALLENGES FROM THE PERSPECTIVE OF GRADUATES. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 90–110. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12632

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes