A Formação da Consciência Crítica e a Gestão Democrática da Educação

Autores

  • Naura Syria Carapeto Ferreira Universidade Tuiuti do Paraná
  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.155-172

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a gestão democrática da educação e as condições necessárias de superação do senso comum para a formação de uma  consciência crítica. A atuação do trabalhador e sua formação
política exigem o questionamento e a crítica do senso comum, o que é possível, segundo Gramsci, por um processo de educação que pressuponha a relação entre o homem e o ambiente, o instrumento de trabalho e a vontade,  compreendidos no contexto histórico. A formação de um novo modo de pensar a partir do processo de organização política permite aos trabalhadores realizarem a crítica à ordem social
burguesa e compreender os limites do modelo liberal para superá-lo. Como o poder não se concentra unicamente no Estado, mas permeia todas as relações sociais, é na sociedade civil que se encontram os meios de reconstrução das relações políticas, o que torna necessária a compreensão da importância da gestão democrática da educação e do debate a cerca da democratização da educação.

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Publicado

2013-05-21

Como Citar

Ferreira, N. S. C., & Schlesener, A. H. (2013). A Formação da Consciência Crítica e a Gestão Democrática da Educação. Revista Contexto &Amp; Educação, 21(75), 155–172. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.155-172